Soluções para digitalizar instituições de ensino

Os alunos estão cada vez mais conectados à internet. Os canais digitais e as redes sociais fazem parte da rotina desse público, que busca nas empresas e nas instituições de ensino um suporte também focado na digitalização dos processos.

Longas filas para ser atendido no SAA (Serviço de Atendimento ao Aluno) já não faz mais parte do dia a dia dos estudantes. A pandemia de Covid-19 mudou e muito a relação dos alunos com as instituições de ensino. Aulas remotas e atendimento 100% online são hoje a realidade desse público.

Mesmo com a expectativa da retomada das aulas presenciais em breve, uma coisa é certa: o atendimento digital veio para ficar nas instituições de ensino. Se você busca boas soluções para digitalizar o relacionamento da sua empresa educacional com os estudantes, confira as dicas que selecionamos na sequência deste artigo.

 

Bot para atendimento de voz

Vamos começar apresentando uma das soluções digitais que está bastante alinhada com o perfil atual dos alunos, que são os bots para atendimento de voz. Por mais que o hábito de ligar não esteja entre as prioridades de comunicação dos jovens, ele ainda é bastante utilizado para o relacionamento com instituições de ensino.

A mudança é que esse público entra em contato com as empresas via voz esperando um atendimento rápido, prático e conclusivo. Isso quer dizer que demora, muitas transferências e baixo poder de resolução são características negativas e que irão proporcionar uma experiência ruim ao seu público.

Entretanto, quando a instituição de ensino trabalha com bots de excelência, que oferecem um atendimento de qualidade também via voz, o cenário muda por completo. Um bot bem treinado é capaz de “falar a língua do seu aluno”.

Por exemplo, frases como “agende a minha aula online para a próxima semana à tarde” são facilmente compreendidas por esses bots. Eles conseguem dar andamento às solicitações dos alunos sem precisar, necessariamente, transferir a chamada para um operador humano. Mas, se a demanda for muito complexa, o bot integrado ao canal de voz encaminha a ligação para o operador especializado, garantindo a rapidez e a assertividade do atendimento.

 

Agente virtual de texto para atendimento nas instituições de ensino

Vimos no tópico acima todo o desempenho satisfatório dos bots integrados aos canais de voz. O mesmo acontece quando os agentes virtuais de excelência são conectados com soluções de texto, como chat, aplicativos móveis e SMS.

A humanização no relacionamento entre alunos e instituições de ensino é fundamental neste momento em que boa parte das interações são a distância. Manter o acolhimento, a presença e o dinamismo é essencial para a atração e retenção dos estudantes.

Com os bots de texto, é possível manter a sua empresa disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sempre que o aluno tiver uma dúvida ou queira agilizar alguma demanda com a instituição de ensino, ele poderá recorrer ao atendimento automatizado via texto oferecido pelos bots. Além dessa maior disponibilidade, a instituição de ensino ganha em redução de custos e também na resolução rápida de ocorrências que são comuns na rotina dos alunos.

Você conferiu no artigo de hoje dicas de soluções para digitalizar o atendimento em sua instituição de ensino. Veja também em nosso blog o post que mostra 3 ações que vão aumentar o seu número de alunos.

 

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