Logo GVP Digital

Entenda as diferenças entre ChatGPT, Bard e Baidu

Tabela de Conteúdo

Se você acompanha os noticiários ou utiliza as redes sociais diariamente, a palavra ChatGPT não é estranha, correto? A plataforma baseada em inteligência artificial se tornou muito popular nos últimos meses, dando inclusive notoriedade para outras plataformas do mesmo segmento, como Bard e Baidu.

A tecnologia da inteligência artificial tem avançado rapidamente nos últimos anos, permitindo que as empresas desenvolvam soluções mais sofisticadas e eficazes. Além disso, o aumento do poder de processamento dos computadores e a disponibilidade de grandes conjuntos de dados tornaram possível treinar modelos de IA mais precisos e eficientes.

E com o aumento do número de dispositivos conectados à internet e a crescente digitalização de processos, as empresas têm acesso a uma quantidade cada vez maior de dados e a inteligência artificial pode ser usada para analisar e extrair informações úteis desses dados, ajudando as empresas a tomar melhores decisões.

Mas, será que ChatGPT, Bard e Baidu oferecem os mesmos recursos? É possível utilizar essas tecnologias como aliadas do negócio? Essas e outras questões envolvendo inteligência artificial vamos esclarecer na sequência deste artigo. Confira!

O “boom” do ChatGPT no mundo

O ChatGPT é uma tecnologia de processamento de linguagem natural avançada que pode ser usada em uma variedade de aplicativos em todo o mundo. Dentre as funcionalidades oferecidas pela plataforma podemos destacar:

  • Suporte ao cliente: muitas empresas estão usando chatbots alimentados pelo ChatGPT para fornecer assistência ao cliente em seus sites e aplicativos. Esses bots podem responder a perguntas comuns, fornecer informações de suporte técnico e ajudar os clientes a encontrar o que estão procurando.
  • Resumo automático: o ChatGPT pode ser usado para criar resumos automáticos de artigos e documentos. Isso pode ser útil para pesquisadores, estudantes e qualquer pessoa que precise ler grandes quantidades de informações.
  • Assistência em saúde mental: chatbots alimentados pelo ChatGPT também estão sendo usados para fornecer assistência em saúde mental, como terapia cognitivo-comportamental e aconselhamento.
  • Marketing e vendas: empresas de marketing e vendas estão usando o ChatGPT para criar chatbots que podem interagir com clientes em potencial, responder a perguntas e fornecer informações sobre produtos e serviços, otimizando o processo de negociação.

Saiba quais são as diferenças entre ChatGPT, Bard e Baidu

Agora que você conheceu alguns detalhes importantes sobre o que é e como funciona o famoso ChatGPT, vamos entender quais são as diferenças e semelhanças entre as tecnologias GPT, Bard e Baidu.

GPT (Generative Pre-trained Transformer)

Essa é uma família de modelos de linguagem natural desenvolvidos pela OpenAI, que são treinados em grandes quantidades de dados textuais não rotulados usando uma arquitetura Transformer.

Esses modelos são capazes de gerar texto coerente e fluente em uma ampla variedade de tarefas como vimos no tópico acima, com destaque para a tradução automática, resumo de texto e conversão de fala em texto.

BART (Bidirectional and Auto-Regressive Transformer)

Esse é um modelo de linguagem natural desenvolvido pelo Facebook AI Research (FAIR). Ele também utiliza a arquitetura Transformer, mas é treinado em uma tarefa de preenchimento de lacunas bidirecional e, em seguida, afinado para várias tarefas de geração de texto, como resumo de conteúdo, tradução automática e geração de perguntas e respostas.

Baidu

Já a Baidu representa uma empresa de tecnologia chinesa que também desenvolve modelos de linguagem natural, como o ERNIE (Enhanced Representation through Knowledge Integration), que usa técnicas de pré-treinamento semelhantes às do GPT e do BART. A empresa criou recentemente o Ernie Bot baseado em inteligência artificial que se apresenta como um dos rivais mais fortes para o ChatGPT.

No artigo de hoje, mostramos que o ChatGPT, o BART e a Baidu são modelos de linguagem natural baseados na arquitetura Transformer que são treinados em grandes quantidades de dados textuais não rotulados. Cada um tem suas próprias peculiaridades e diferenças em termos de arquitetura e técnicas de treinamento, mas todos têm em comum a capacidade de gerar textos coerentes sobre os mais diversos temas.

Se você gostou das informações e quer continuar se mantendo atualizado sobre as novidades tecnológicas, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados