Logo GVP Digital

Como as comunidades no WhatsApp melhoram a comunicação nas organizações?

Tabela de Conteúdo

Não é novidade que o WhatsApp é um grande sucesso mundial. Entretanto, o nível de alcance desse canal ainda surpreende. De acordo com pesquisas recentes, o WhatsApp é a plataforma de mensagens mais popular no Brasil, com cerca de 120 milhões de usuários ativos mensalmente.

O levantamento realizado pela Mobile Time, aponta que o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones no Brasil. Além disso, 89% dos entrevistados na pesquisa disseram que usam o aplicativo todos os dias.

Com tamanha adesão, as comunidades no WhatsApp são parceiras das marcas que desejam melhorar a comunicação internamente. A seguir, reunimos alguns dos benefícios que essa estratégia pode oferecer para as empresas. Confira!

O que são as comunidades no WhatsApp?

As comunidades no WhatsApp, também conhecidas como grupos, são chats em que várias pessoas podem se juntar para trocar mensagens, compartilhar informações, discutir assuntos em comum e interagir com outros membros do grupo.

Essas comunidades podem ser criadas por qualquer usuário do WhatsApp e podem ter diversos objetivos, como grupos de amigos, grupos de trabalho, grupos de interesse em comum, entre outros. No universo das organizações, os grupos de projetos são bastante utilizados para manter o time na mesma página sobre os assuntos abordados.

Os membros podem ser adicionados ao grupo por um administrador, que é o responsável por gerenciar a comunidade e definir as regras de participação, podendo deixá-la aberta, onde qualquer pessoa pode entrar, ou fechada, onde é necessário um convite para participar.

Veja como as comunidades do WhatsApp aprimoram a comunicação nas empresas

Compartilhamento de informações em tempo real

As comunidades no WhatsApp permitem que as informações sejam compartilhadas em tempo real com os membros, o que ajuda a melhorar a comunicação e a colaboração entre as equipes. Isso pode ser especialmente útil para times distribuídos geograficamente ou que trabalham em projetos conjuntos.

Comunicação direta entre os membros da equipe

Outro ponto interessante das comunidades no WhatsApp é que elas permitem que os membros da equipe se comuniquem diretamente entre si, o que pode ajudar a reduzir o tempo de resposta e melhorar a eficiência na resolução de problemas do dia a dia.

Fácil compartilhamento de arquivos e mídias

Como o objetivo é tornar o processo de comunicação mais efetivo e ágil, as comunidades no WhatsApp permitem o fácil compartilhamento de arquivos e mídias, o que pode ser útil para o envio de documentos, imagens e vídeos importantes para a organização.

Personalização das comunidades

As comunidades no WhatsApp permitem que as equipes sejam organizadas em grupo de acordo com o objetivo da organização, seja um projeto ou departamento específico. A possibilidade de incluir um nome e ícones personalizados para o time, apesar de ser algo simples, ajuda a criar uma sensação de pertencimento entre os membros da equipe.

Acesso fácil e rápido às informações

Vale destacar, também, que as comunidades no WhatsApp permitem que as informações sejam facilmente acessadas pelos membros, mesmo quando estão fora do escritório ou em movimento. Essa liberdade é fundamental para times que trabalham no formato híbrido ou remoto.

Em resumo, vimos que as comunidades no WhatsApp podem melhorar a comunicação nas organizações, possibilitando que as informações sejam compartilhadas em tempo real de maneira rápida, prática e efetiva, já que o celular está sempre à mão.

Quer saber como tornar o WhatsApp um grande aliado da sua empresa também nas vendas? Clique aqui e conheça nossas soluções personalizadas!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados