A internet e as redes sociais fazem parte da rotina dos brasileiros. Apesar da popularização dos meios digitais nos últimos anos, ainda há algumas pessoas que não utilizam os recursos online com frequência, seja por preferência ou por não ter familiaridade com esses novos canais.

O público sênior, por exemplo, está cada vez mais aberto para conhecer e utilizar as soluções digitais, desde que a experiência seja realmente positiva para eles. Por isso, as marcas que desejam atrair esse público precisam buscar diferenciais que de fato são importantes para as pessoas não familiarizadas com os canais online.

A seguir, listamos algumas dicas de como atender o público sênior de forma eficaz e utilizando as soluções digitais como aliadas. Não perca!

Identifique os canais mais utilizados pelo público sênior

Hoje, é cada vez mais comum as pessoas da terceira idade utilizarem a internet e diversas soluções digitais em seu dia a dia. Pode não ser algo tão comum quanto para os jovens que já nasceram na Era Digital, mas certamente esse é um processo que vem evoluindo.

Mas, para prestar um bom atendimento para o público sênior por meio das soluções digitais, é importante identificar os canais mais utilizados por essa faixa etária. Assim, é possível saber qual canal deve ser priorizado e qual pode entrar em um segundo momento.

Abaixo, temos alguns dados do estudo Social Media Demographics for Marketers 2021, que mostra a divisão dos dados demográficos por idade no Facebook e no Instagram, redes sociais bastante utilizadas para interação entre marcas e clientes.

Facebook

  • 51% das pessoas entre 13 a 17 anos usam o Facebook
  • 76% dos jovens entre 18 a 24 anos usam o Facebook
  • 84% das pessoas entre 25 a 30 anos usam o Facebook
  • 79% das pessoas entre 30 a 49 anos usam o Facebook
  • 68% das pessoas entre 50 a 64 anos usam o Facebook
  • 46% das pessoas acima de 65 anos usam o Facebook

Instagram

  • 75% das pessoas entre 18 a 24 anos usam o Instagram
  • 57% das pessoas entre 25 a 30 anos usam o Instagram
  • 47% das pessoas entre 30 a 49 anos usam o Instagram
  • 23% das pessoas entre 50 a 64 anos usam o Instagram
  • 8% das pessoas acima de 65 anos usam o Instagram

Em uma simples análise dos dados é possível perceber que o Instagram continua sendo uma mídia com usuários predominantemente jovens, enquanto os acessos ao Facebook estão centralizados nos adultos e no público sênior. Seguindo o estudo, oferecer um atendimento via Messenger do Facebook é uma boa opção para as empresas que vão investir em soluções digitais para as pessoas acima de 50 anos.

Soluções digitais integradas garantem atendimento de qualidade para os clientes da terceira idade

Uma das coisas que as empresas precisam oferecer aos clientes da terceira idade é facilidade. Não adianta ter as soluções digitais se elas não conversam entre si e não garantem um atendimento rápido, integrado e assertivo.

É preciso levar em consideração que para muitos clientes que fazem parte desse público o ato de escolher um canal de atendimento online não é fácil e nem a primeira opção. Por isso, prepare o ambiente para que eles tenham uma experiência incrível e descomplicada.

Com um sistema omnichannel, a sua empresa terá todas as soluções digitais de atendimento integradas em uma única plataforma. Com isso, o cliente terá toda a sua jornada mapeada pelo atendente seja qual for o canal utilizado. Além de dinamizar a interação, esse é um ponto que tranquiliza o consumidor sênior e fortalece a confiança dele sobre a marca. Você conferiu no artigo de hoje algumas dicas de como promover um bom atendimento para o público sênior por meio das soluções digitais. Aproveite e veja também em nosso blog o post que ensina a atender os clientes multicanais.

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