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Mulheres e a gestão de relacionamento com o cliente

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A presença das mulheres no mercado de trabalho vem crescendo a cada dia conforme a luta pela equidade de gênero se fortalece. Hoje, elas atuam em diferentes áreas e estão assumindo cargos de gestão pela competência e facilidade em gerir pessoas. Claro que esse cenário ainda precisa evoluir bastante. De acordo com o relatório Women in Business 2021, da consultoria Grant Thornton, a participação das mulheres em cargos de liderança no mundo é de 31%. No Brasil, o índice é de 30%, o que representa uma melhora em relação ao ano anterior, quando era de 28%.

Ainda segundo o relatório, empresas com pelo menos uma mulher em cargos de liderança têm em média 10,9% a mais de rentabilidade do que aquelas que não têm.

Trazendo esse tema para a gestão de relacionamento com o cliente, percebemos que as mulheres têm uma importância fundamental para o sucesso dessa área, ajudando a ampliar a satisfação dos consumidores. A seguir, listamos as principais características que colocam as mulheres em destaque no relacionamento com o cliente.

Mulheres são empáticas e têm um feeling diferenciado

Atuar na área de relacionamento com o cliente, principalmente na gestão, requer do profissional algumas habilidades específicas para administrar o time e oferecer o melhor aos consumidores. Neste panorama, as mulheres se destacam por serem geralmente mais empáticas e sensíveis às necessidades dos clientes.

As profissionais conseguem entender melhor o que o cliente está passando e podem oferecer soluções mais adequadas e personalizadas para atender suas demandas. Esse olhar empático é fundamental para que a operação trabalhe em alto nível em todas as frentes.

Habilidades de comunicação destacam as mulheres na gestão de relacionamento com o cliente

As mulheres costumam ter uma habilidade natural de comunicação, o que é crucial para lidar com clientes. Elas são capazes de se comunicar de forma clara e objetiva, estabelecendo um diálogo eficiente e resolvendo problemas com mais facilidade.

Essa mesma qualidade é um diferencial importante na gestão interna das equipes de atendimento, pois a interação entre líderes mulheres e os times costuma ser bastante assertiva, com todos compreendendo os objetivos da área e as etapas que precisam ser percorridas até alcançá-los.

Perfil multitarefa

Outra característica que coloca as mulheres em evidência na gestão de relacionamento com o cliente tem a ver com o perfil multitarefa presente em boa parte das profissionais. As mulheres conseguem lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, garantindo que todas as necessidades do cliente sejam atendidas em tempo hábil.

Essa habilidade não quer dizer que as mulheres devem acumular uma série de tarefas e se sobrecarregar, na verdade o destaque aqui é para a capacidade de trabalhar com assuntos diferentes em um curto espaço de tempo sem que isso comprometa o seu desempenho, claro que tudo com equilíbrio.

Liderança de sucesso

As mulheres líderes podem ser mais inclusivas e colaborativas com o público e suas equipes, o que ajuda a criar uma cultura de serviço ao consumidor mais forte e sustentável. Elas podem inspirar seus colaboradores a se esforçarem para alcançar a excelência no atendimento ao cliente e fornecer uma experiência de alta qualidade.

Além disso, as mulheres trazem uma perspectiva diversa e inclusiva para a gestão do relacionamento com o cliente, o que é fundamental para atender às necessidades de todos os consumidores, independentemente de sua origem, gênero ou etnia.

No artigo de hoje, vimos que a presença de mulheres na gestão do relacionamento com o cliente é crucial para o sucesso das empresas. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à gestão, atendimento, vendas e marketing, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!

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