Logo GVP Digital

As mulheres e a tecnologia dos chatbots

Tabela de Conteúdo

Março é o mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data que marca as lutas e conquistas históricas das mulheres que ainda hoje batalham por uma sociedade mais igualitária.

Fortes, criativas e inovadoras, as mulheres estão desempenhando um papel cada vez mais importante na revolução do mercado de chatbot, trazendo ideias e habilidades tecnológicas únicas para o setor, ajudando a transformar a jornada de milhares de clientes e empresas.

Sabemos que historicamente a indústria de tecnologia e desenvolvimento de softwares tem sido dominada por homens, mas também é notório que as mulheres estão cada vez mais ocupando posições de liderança em empresas de tecnologia e startups responsáveis por criar e gerenciar chatbots de sucesso.

Vamos agora conhecer e valorizar ainda mais a participação das mulheres na tecnologia dos chatbots?

Perfil único que potencializa a criação de chatbots inteligentes e inclusivos

Uma das principais razões pelas quais as mulheres estão se destacando no mercado de chatbot tem a ver com a habilidade em entender e antecipar as necessidades dos usuários. As mulheres são naturalmente mais empáticas e isso as torna capazes de criar chatbots que possam se comunicar de forma mais efetiva com as pessoas, compreender suas necessidades e desejos, além de fornecer soluções personalizadas.

Além disso, as mulheres estão trazendo uma nova perspectiva para a indústria, incorporando valores como inclusão e diversidade em seus projetos. Elas estão trabalhando para criar chatbots que possam atender às necessidades de uma ampla variedade de pessoas, incluindo aquelas com deficiências físicas ou cognitivas.

Mulheres em ação!

Você sabia que o primeiro programa de computador foi criado graças a uma mulher, a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852)?  Ela é reconhecida mundialmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, projetada no século 19 pelo também inglês Charles Babbage, que foi pioneiro na área da Ciência da Computação.

De lá para cá tivemos muitos avanços, mas o caminho das mulheres dentro do mercado de tecnologia, incluindo no desenvolvimento de chatbots, ainda tem algumas batalhas quando o tema é a equidade de gênero.

De acordo com um estudo realizado pela Revelo, empresa de tecnologia no mercado de recrutamento e seleção de profissionais, apenas 12,7% dos profissionais de tecnologia são mulheres. O levantamento também mostrou que a maior representatividade das mulheres está nas especialidades de Analista de Qualidade, Product Owner e Business Intelligence, enquanto nas funções de Full-Stack, Infraestrutura e Back-End, a proporção é de 10 homens para cada uma mulher.

Mas, é importante destacar que muitas mulheres estão criando suas próprias empresas de tecnologia. Elas usam suas habilidades técnicas e empresariais para oferecer soluções inovadoras e diferenciadas para o mercado.

Trazendo mais para o universo dos chatbots, que é o tema central do artigo, podemos ver um aumento significativo na participação das mulheres liderando a criação e o aprimoramento dos bots em áreas fundamentais para a sociedade como saúde, educação e comércio eletrônico.

Hoje, conseguimos refletir um pouco mais sobre como as mulheres estão revolucionando o mercado de chatbots com sua criatividade, habilidades técnicas e empatia. Elas estão ajudando a mudar a forma como as empresas se comunicam com seus clientes, e essa tendência deve crescer ainda mais no futuro.

Para continuar por dentro dos principais assuntos relacionados à tecnologia, negócios e gestão, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados