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Como alavancar as vendas na Black Friday com o uso de bots no atendimento?

Muito popular e aguardada nos Estados Unidos, a Black Friday vem ano a ano conquistando a preferência dos brasileiros, que já se programam para as compras realizadas na quarta sexta-feira de novembro.

Segundo dados divulgados pela consultoria Ebit, a Black Friday de 2018 superou as expectativas, já que apenas na quinta e na sexta-feira, o faturamento do e-commerce foi de 2,6 bilhões de reais, 23% acima do mesmo período do ano anterior. No total, o volume de vendas concretizadas na Black Friday 2018, de quinta a domingo, representou um crescimento de 11,2% quando comparado com 2017.

Esse cenário positivo está relacionado com algumas mudanças no perfil dos consumidores, que estão cada vez mais conectados e de olho no comércio digital, e também as novas ferramentas que os varejistas estão utilizando para atrair e atender os clientes no dia a dia e, especificamente, em ações promocionais como a Black Friday.

A utilização dos bots no atendimento, por exemplo, torna a interação entre as marcas e os consumidores muito mais rápida e eficaz, um grande diferencial em tempos de Black Friday, no qual a procura por uma oferta atraente e a efetivação da compra dura apenas poucos minutos.

Se você quer saber como alavancar as vendas do seu negócio durante a Black Friday tendo os bots de atendimento como aliados, não perca as dicas e dados que reunimos na sequência deste artigo.

Os bots e o mercado varejista.

Como mencionado, a Black Friday está se tornando uma das principais datas comerciais do varejo brasileiro. Por conta dessa representatividade, as empresas de diferentes segmentos e portes estão começando a se planejar com maior antecedência para o evento e a aprimorar suas formas de atendimento ao cliente durante a ação.

Os bots são parte importante desse processo, pois a aceitação e a eficácia dessa tecnologia no varejo brasileiro e mundial são bastante significativas. Segundo o estudo Predictions 2019, da consultoria americana Forrester, em três anos, a humanidade estará conversando mais com robôs do que com pessoas nas relações de consumo. O mesmo levantamento aponta que as áreas de vendas e marketing devem liderar a implementação de bots com inteligência artificial.

Já a pesquisa promovida pelo instituto Grand View mostra que 45% dos usuários de serviços ao redor do mundo já preferem ser atendidos por um chatbot do que por operadores humanos.

 

Veja como os bots de atendimento ajudam a alavancar as vendas da sua empresa na Black Friday.
 

No Brasil, a Black Friday costuma ter início na quinta-feira e se estender até o domingo. Porém, o pico de compras se concentra na madrugada de sexta-feira, momento no qual as ofertas mais atraentes são disponibilizadas ao público. O processo de compra na Black Friday é um pouco diferente das demais datas comerciais do varejo. Por se tratar de uma ação pontual, a agilidade para pesquisar e efetivar a compra de um produto é diferente, por exemplo, do que acontece no Natal.

Por isso, todo minuto conta para os clientes. Com os bots de atendimento integrados a canais digitais e soluções omnichanel, as empresas conseguem atender os consumidores de uma forma muita mais rápida, sem perder a qualidade das informações repassadas e o poder de esclarecimento. Ao adotar bots estruturados com soluções omnichannel , a sua companhia terá acesso a uma série de benefícios que são extremamente úteis na Black Friday e no dia a dia da empresa, como:

  • Atendimento de qualidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Cross-channel e cross-device que permitem que os clientes conversem com os agentes virtuais em qualquer canal, como Facebook, Telegram ou WhatsApp. O interessante é que essa comunicação pode ser estabelecida via desktop, tablet ou mobile.
  • Assertividade garantida, pois bons agentes virtuais contam com transbordo humano, ou seja, o atendimento humano focado em necessidades específicas
  • Melhor custo por atendimento, já que o volume de atendimento para questões que podem ser tratadas via atendimento robotizado tornam o custo menor quando avaliada a capacidade de atendimento x disponibilidade de atendimento.
  • Bots para atendimento com linguagem natural e com ampla capacidade de entender frases recorrentes dos clientes.
  • Modelo de agente virtual de texto e voz.
  • Presença de ponta a ponta na jornada do seu cliente em sua plataforma e-commerce
  • Possibilidade e integração junto a sua solução de e-commerce para tracking de pedido

No artigo de hoje, mostramos como os bots no atendimento integrados a soluções omnichannel ajudam a alavancar as vendas da sua empresa na Black Friday. Se você ainda não conta com esse recurso em sua operação, entre em contato conosco e conheça todos os detalhes do Agente Virtual da GVP.

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