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5 tendências que estão moldando o futuro do atendimento

Tabela de Conteúdo

Nos últimos anos, percebemos mudanças significativas na forma como os consumidores se relacionam com as empresas: Com o avanço da tecnologia, os consumidores passaram a ter acesso a informações sobre produtos e serviços com muito mais facilidade, além de poderem comparar preços e opções em poucos cliques. Isso significa que as marcas precisam se adaptar para atender a essas novas demandas.

Além disso, com a concorrência cada vez mais acirrada, os clientes estão mais exigentes do que nunca. Eles esperam que as empresas ofereçam um atendimento personalizado, rápido e eficiente, além de soluções sob medida para suas necessidades.

Diante desse cenário repleto de novos perfis e expectativas, listamos na sequência deste artigo 5 tendências que estão moldando o futuro do atendimento. Não perca!

1. Atendimento personalizado em todas as frentes

Como citado acima, a tendência é que as empresas ofereçam um atendimento cada vez mais personalizado e humanizado aos clientes. Graças aos recursos tecnológicos que estão evoluindo dia a dia, como inteligência artificial e machine learning, já é possível entender as necessidades do cliente e oferecer soluções sob medida.

A expectativa é que essas tecnologias cheguem a um patamar bem próximo da interação entre humanos, o que vai garantir um atendimento ainda mais personalizado para os consumidores, fator decisivo para a atração e retenção do público. 

2. Atendimento omnichannel é realidade que continuará em alta no futuro

Com o crescente número de canais de comunicação disponíveis, como redes sociais, chatbots, aplicativos de mensagens, entre outros, as empresas devem se adaptar para oferecer um atendimento integrado e consistente em todos os canais.

A estratégia omnichannel já faz parte da atuação de muitas empresas, mas a tendência é que ela se expanda ainda mais, atingindo pequenas e médias companhias, e seja fortalecida pelas plataformas omnichannel cada vez mais robustas e completas.

3. Autoatendimento é facilidade que agrada os consumidores

Cada vez mais os clientes preferem solucionar seus problemas sozinhos, sem a necessidade de entrar em contato com um atendente. Sendo assim, as empresas devem investir em soluções de autoatendimento que realmente funcionam, como chatbots e assistentes virtuais, que possam oferecer suporte rápido e eficiente, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É importante ressaltar que o autoatendimento precisa ser estratégico e inteligente, oferecer esse serviço e limitar muito o alcance do canal pode ser uma escolha perigosa, pois gera no cliente uma frustração imediata.

4. Análise de dados a favor do atendimento de excelência

Com a quantidade de informações disponíveis nos dias de hoje, é fundamental que as empresas utilizem ferramentas de análise de dados para entender melhor as necessidades e desejos dos clientes e, assim, oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente em todos os canais. Esse trabalho também é fundamental para que os times de marketing e vendas criem campanhas e abordagens adequadas ao perfil do público-alvo.

5. Experiência do cliente no centro da estratégia

Mais do que nunca, as empresas estão percebendo que o atendimento é um diferencial competitivo. Por isso, a tendência é que haja um investimento cada vez maior na experiência do cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda, a fim de fidelizar os consumidores e gerar novas oportunidades de negócios.

Reunimos no artigo de hoje 5 tendências que estão moldando o futuro do atendimento. E se você quer fortalecer a sua operação com os melhores recursos tecnológicos, clique aqui e agende um bate-papo sem compromisso com nossos especialistas e conheça todas as soluções da GVP.

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