Os clientes do século XXI têm um perfil diferenciado quando o assunto é relacionamento com as empresas. Esse público é mais exigente e preza pela agilidade, praticidade e assertividade nas interações de suporte, vendas e atendimento.
Para suprir as necessidades e expectativas desses consumidores, as empresas buscam constantemente pela inovação, adotando ferramentas, sistemas e canais que ajudam a aprimorar o relacionamento com o cliente. O WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens instantâneas, é um desses meios utilizados pelas marcas para ampliar as vendas e melhorar o atendimento ao cliente.
Segundo informações da Statista, portal alemão de estatísticas e coleta dados, desde 2017, 56% de toda a população brasileira utiliza o WhatsApp. O levantamento também apontou a expectativa de que o país encerre 2019 com cerca de 77 milhões de usuários ativos no app.
Diante de tamanha aceitação, as empresas de todos os segmentos e portes estão enxergando o aplicativo como uma valiosa ferramenta para atrair, converter e fidelizar clientes.
Se o seu negócio ainda não utiliza o app de forma estratégica, veja na sequência desse artigo dicas de como trabalhar com modelos de engajamento para aumentar as vendas via WhatsApp.
Como mencionado anteriormente, o WhatsApp é um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente. Por conta do seu alcance e sucesso entre os clientes, as marcas estão incluindo o aplicativo em suas estratégias de relacionamento, inclusive com foco em vendas.
No mercado, há excelentes plataformas de atendimento que são integradas ao app. Por meio delas, as companhias conseguem estabelecer uma comunicação assertiva com os clientes em todas as frentes. Especificamente no WhatsApp, podemos destacar algumas vantagens dessa integração, como:
Operação eficaz: ao adotar uma boa plataforma de atendimento, os gestores podem escalar as interações conforme as prioridades, dando ao consumidor uma experiência completa e satisfatória também pelo app.
No tópico acima, vimos que a integração do WhatsApp com uma plataforma de atendimento de excelência é importante para que o aplicativo trabalhe de forma estratégica. Mas, vale destacar que essa junção também é fundamental para que as empresas consigam ser mais eficazes na área de vendas.
Ao adotar uma plataforma completa e integrada com todos os canais de atendimento e sistemas da sua empresa, será possível traçar com os clientes, via WhatsApp, uma comunicação profissional graças a utilização dos modelos de engajamento.
Manter uma linguagem adequada é essencial para ampliar as vendas, principalmente em aplicativos que têm uma proposta pessoal, como o WhatsApp. Com modelos de engajamento criados e armazenados na plataforma de atendimento, os operadores terão à disposição mensagens pré-formuladas para a comunicação com o cliente.
Essa facilidade auxilia no aumento das vendas, pois questionamentos comuns dos consumidores, por exemplo, sobre preço e formas de pagamento, são respondidos imediatamente e de forma completa, pois os modelos de engajamento são acessados em tempo real pelos operadores que atendem via WhatsApp.
Com esse retorno rápido e esclarecedor, os consumidores estarão preparados para dar sequência a sua jornada de compra, ampliando consideravelmente as conversões da empresa.
No artigo de hoje, mostramos como o WhatsApp pode se transformar em uma ferramenta de vendas eficaz com a utilização de modelos de engajamento. Se você gostou das dicas e quer contar com esses diferenciais em sua operação, clique aqui e conheça as funcionalidades da plataforma omnichannel da GVP.