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Veja 4 erros em CRM que sua empresa não pode cometer

· CRM,Clientes

O CRM tem sido uma ferramenta fundamental para que as empresas estruturem de modo correto o crescimento da área comercial e das atividades de vendas. Os desafios são muitos, mas podemos resumir os dois principais: o primeiro é manter o cadastro de prospects e clientes atualizados com os dados de contato do tomador de decisões que a sua empresa tem interesse em manter contato; e o segundo é fazer com que a área comercial enxergue o CRM como uma ferramenta de apoio para atingir as metas — e mantenha registrado todo o histórico de relacionamentos com esses contatos.

Veja quais são os erros em CRM mais comuns e evite esses problemas na sua empresa!

ESCOLHER UM CRM DE DIFÍCIL NAVEGABILIDADE

Uma plataforma de CRM não deve ser vista como apenas um sistema, mas sim como uma ferramenta de apoio e auxílio para o time de vendas. Por isso, é preciso ter alguns critérios no momento da escolha do CRM, como ter uma interface amigável e facilidade na inserção e consulta das informações cadastradas.

NÃO TER PROCESSOS DEFINIDOS ENTRE AS ÁREAS

O comercial é (e sempre será) o principal usuário de um CRM, porém, dependendo da estrutura da empresa, outras áreas também utilizarão o sistema, como Marketing (para ações de base, como envio de e-mail marketing), Financeiro (para obter informações de faturamento) e outras que tenham contato com o cliente, como a área de Suporte. É de extrema importância, portanto, que todas as áreas que têm acesso à plataforma saibam exatamente quais informações são de sua responsabilidade na hora de alimentar o CRM.

O sonho de todo empresário é ter uma boa base de clientes com informações atualizadas, sendo assim, se cada um souber como e o que adicionar no CRM, o processo de vendas terá muito mais subsídios para identificar o problema dos clientes e apresentar os produtos ou serviços da sua empresa de acordo com as necessidades deles.

NÃO ATUALIZAR OS TREINAMENTOS DA EQUIPE

Toda nova ferramenta ou processo gera dúvidas no uso, pelo menos no início da implantação. É essencial planejar treinamentos para os novos usuários, além de promover atualizações constantes e troca de experiências para quem já opera o sistema.

Incentivar a cultura de treinamentos tem um peso muito importante nas empresas, independente do porte. O sucesso do uso do CRM dependerá do envolvimento dos colaboradores em querer aprender e ensinar sempre.

NÃO MENSURAR OS RESULTADOS

O CRM deve ser usado para ajudar a sua empresa ao máximo e isso inclui todas as funcionalidades, especialmente o módulo de relatórios. Monitorar as atividades de prospecção vai mostrar a real performance do time de vendas, além de apontar oportunidades de melhorias em processos, abordagens e novas necessidades de treinamentos.

Eleita a plataforma de CRM que atende às necessidades da área comercial da sua empresa, mapeados os processos de quem vai inserir as informações de clientes ou prospects, quem vai alimentar o sistema com informações dos clientes, e programada a frequência, os assuntos dos treinamentos e os dados dos relatórios de performance, a sua empresa estará totalmente preparada para melhorar os seus resultados.

Ainda tem dúvidas sobre o uso do CRM, dificuldades com o uso de alguma funcionalidade ou dicas para compartilhar? Deixe um comentário e conte para nós!

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