Logo GVP Digital

Robô de Atendimento – Quais as vantagens em ter um?

Tabela de Conteúdo

O uso de robô de atendimento não é só uma tendência, mas a realidade de muitas empresas.

Os avanços tecnológicos dos últimos anos já transformaram muitas profissões ao redor do mundo. Boa parte delas, receberam melhorias importantes, que tornaram o trabalho mais rápido, assertivo e com menores custos para as empresas. Na área de atendimento ao cliente, a tecnologia vem sendo uma grande aliada das centrais, principalmente das que optaram por utilizar um robô em suas operações.

O atendimento automatizado e inteligente realizado por um robô – configurado com perguntas, respostas, técnicas de cálculos, buscas avançadas entre outras técnicas de inteligência artificial – ajuda o consumidor a solucionar o seu problema de forma autônoma e rápida.

De acordo com a pesquisa publicada pela Accenture, 68% dos clientes brasileiros ainda preferem interagir com pessoas do que com robôs durante um atendimento, porém esse número tende a cair.

Apesar da preferência pelo atendimento humano, os robôs já são realidade em boa parte das centrais, recebendo atualizações cada vez mais interessantes. Se você está pensando em inserir o atendimento automatizado em sua empresa, entenda, a seguir, como essa modalidade de atendimento funciona e conheça suas principais vantagens.

Como funciona o atendimento via robôs?

A automatização do atendimento traz, sem dúvidas, muita agilidade para os clientes. Quando o consumidor entra em contato com a empresa e faz uma pergunta ou seleciona uma opção pré-determinada, ele recebe automaticamente uma resposta do robô de atendimento, que tem por finalidade solucionar o problema apresentado pelo cliente.

Mais produtividade e rapidez nos atendimentos

As vantagens oferecidas pelo atendimento feito por um robô de atendimento são inúmeras e bastante importantes, principalmente para as centrais que recebem diariamente um grande volume de chamadas.

A rapidez oferecida pelos atendimentos automatizados está diretamente relacionada ao algoritmo pré-definido, que reconhece em segundos as questões apresentadas pelos clientes, tornando a resolução mais ágil para o consumidor e permitindo que os atendentes humanos não fiquem envolvidos por muito tempo em uma mesma chamada.

Além da agilidade, os robôs estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, diferentemente dos operadores que trabalham em horários estabelecidos pelas companhias. Isso aumenta significativamente a produtividade do call center, além de ser um benefício e tanto para os clientes, que podem resolver suas questões sempre que precisarem.

Redução dos custos da central

Por se tratar de uma ferramenta automática, que permite atualizações de forma fácil e sem a necessidade de muitos profissionais envolvidos, o atendimento via robô acaba reduzindo os custos das operações. A economia gerada pela automatização possibilita que as empresas invistam em ações mais vantajosas, otimizando, assim, os gastos da companhia.

Satisfação do cliente

Os consumidores atuais esperam rapidez e eficiência na resolução de seus problemas, sendo assim, os robôs são muito bem-vindos, desde que eles consigam suprir as necessidades dos consumidores no momento solicitado. Se a expectativa do cliente for superada, certamente, ele terá uma percepção positiva da companhia, se sentindo satisfeito com o serviço que lhe foi oferecido.

Quando o robô não resolve o atendimento?
A eficiência do atendimento realizado por robôs é muito grande, no entanto, em algumas situações mais complexas, como em casos de reclamações, o atendimento automatizado não resolve a questão, sendo necessário o encaminhamento para um operador. Por isso também é importante ter uma plataforma de CRM de canais integrados, como por exemplo um Chat, para dar continuidade no atendimento.

As vantagens em ter um robô de atendimento são importantes para qualquer operação, desde que seja bem planejado e tenha uma gestão eficiente. Por isso, antes de aplicar essa solução em sua companhia, é recomendável buscar por empresas especializadas nessas ferramentas, assim o seu negócio usufruirá de todas as vantagens mencionadas acima.

A tecnologia vem sendo a maior aliada das empresas de atendimento que buscam suprir necessidades de qualidade e economia,e a solução de inteligência artificial através do uso de robô de atendimento não é só uma tendência, mas a realidade de muitas empresas.

E você, já utiliza robôs em sua empresa ou tem alguma dúvida sobre o tema? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados