Logo GVP Digital

Redes sociais: saiba porque é importante monitorar o que acontece nesses canais

Tabela de Conteúdo

As redes sociais fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn são alguns exemplos de redes sociais acessadas quase que diariamente pela população com acesso à internet no país.

Segundo as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada no início deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet.

O acesso às redes sociais também não para de crescer em todo o mundo. Segundo uma pesquisa realizada pelo We Are Social em parceria com o Hootsuite e publicada pela The Next Web, 3 bilhões de pessoas no mundo utilizam as redes sociais ativamente pelo menos uma vez por mês. Isso equivale a 40% da população mundial.

Diante de dados tão expressivos, monitorar o que acontece nesses canais é importante para o sucesso das empresas, pois com as informações coletadas é possível melhorar a abordagem no atendimento e traçar campanhas de vendas e marketing que atraiam o seu público.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre a importância de realizar um monitoramento contínuo das redes sociais e também mostrar dicas de como fazer este serviço de forma eficaz.

Por que é importante ficar atento às redes sociais?Como vimos, as redes sociais estão presentes na vida de muitas pessoas, que utilizam esses canais para entretenimento, negócios e também para interagir com as marcas. Por isso, monitorar as redes sociais nos dias de hoje representa uma das formas mais eficazes de coletar dados sobre os consumidores e o mercado de modo geral.

O interessante é que em um levantamento a empresa pode obter um feedback positivo sobre ações já realizadas e também conhecer os trabalhos que foram criticados pelo público. Essas informações são muito importantes, inclusive para a área de atendimento ao cliente, pois com elas é possível:

  • Repensar campanhas;
  • Planejar novas ações com foco nas características dos consumidores;
  • Antecipar algumas demandas;
  • Fazer um balanço mais detalhado sobre a reputação da companhia nas redes sociais.

Esse monitoramento é importante para todas as empresas, independentemente do porte. Muitas vezes, o sistema de atendimento utilizado pela companhia ajuda na realização deste trabalho, como abordaremos a seguir.

Veja como utilizar os dados das redes sociais para um atendimento mais assertivoO monitoramento das redes sociais é realizado, muitas vezes, por meio da captação de dados estratégicos, obtidos por ferramentas de gestão integradas aos sistemas de atendimento utilizados pelas empresas. Por mais que seja um trabalho automatizado, é importante que a leitura e a compreensão dessas informações seja feita de forma rápida para que novas estratégias possam ser utilizadas, principalmente durante o atendimento ao cliente.

Plataformas como a da GVP, permitem que a sua equipe atenda as principais redes sociais através de uma solução inovadora, que possibilita a digitalização e a transformação do atendimento, se mantendo integrada a outros canais estratégicos utilizados pela companhia.

Mais um ponto importante dessa plataforma tem a ver com a tomada de decisões. Todas as informações dos clientes são armazenadas no mesmo sistema, tornando mais fácil a identificação da origem do atendimento e gargalos. Assim, é possível traçar uma interação mais assertiva, rápida e personalizada de acordo com os dados que formam o perfil do cliente.

No artigo de hoje, abordamos a importância de monitorar os dados das redes sociais, que podem melhorar o trabalho de áreas estratégicas das empresas, como o atendimento ao cliente. Para conhecer um pouco mais sobre a plataforma GVP, clique aqui e assista a uma demonstração do sistema.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados