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Redes sociais: a importância de monitorar o que está sendo dito sobre sua marca.

As redes sociais fazem parte do cotidiano de uma parcela significativa da população mundial. Usuários de diferentes faixas etárias utilizam esses canais como fonte de informação, diversão, interação social e também para se relacionar com as marcas de diversas maneiras.

Trazendo para esse mundo corporativo presente nas redes sociais, podemos apontar alguns comportamentos que são bastante recorrentes entre os usuários, como a compra de produtos ou serviços a partir de comunicações disponíveis na rede, esclarecimento de dúvidas, informação sobre promoções e descontos e também o compartilhamento de experiências obtidas com a marca, sejam elas positivas ou negativas.

Diante de tamanha interação, é fundamental que as empresas de todos os segmentos e portes estejam atentas ao que está sendo dito sobre sua marca nas redes sociais. Esse é o principal caminho para contornar problemas de insatisfação e até mesmo para impulsionar uma experiência positiva e torná-la um case conhecido na internet.

Na sequência deste artigo, vamos falar mais sobre a importância de monitorar as redes sociais e iremos mostrar quais ferramentas as marcas devem utilizar para que esse trabalho seja realizado de forma eficaz e segura. Não perca!

Conheça a opinião do seu público através das redes sociais.

De acordo com o relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, cerca de 66% da população brasileira é usuária das redes sociais. Entre os canais mais utilizados pelos brasileiros estão o Facebook, Youtube, Instagram e WhatsApp.

Esses dados mostram o quão importante é monitorar o que está sendo dito sobre sua marca nas redes sociais, pois com base nessas análises será possível modificar alguns pontos que estão gerando conflito ou até mesmo aprimorar ações de sucesso. Ao traçar um monitoramento real e bem estruturado, a sua empresa conseguirá, por exemplo:

  • Repensar campanhas de marketing que não alcançaram os resultados esperados;
  • Se posicionar de forma estratégica em casos de experiências ruins compartilhadas nesses canais;
  • Aproveitar algumas experiências positivas para transformá-las em cases de sucesso na internet;
  • Planejar novas ações com foco nas características citadas pelos consumidores nas redes sociais;
  • Antecipar algumas demandas que estão sendo amplamente aguardadas pelo público;
  • Fazer um balanço mais detalhado sobre a reputação da sua marca.

Saiba como realizar um monitoramento eficaz nas redes.

Pode parecer difícil monitorar tudo o que se fala sobre sua empresa nas redes sociais, afinal são milhares de usuários e postagens diárias. Por isso, é comum que essa análise seja realizada por meio da captação de dados estratégicos, obtidos por ferramentas de gestão integradas ao sistema de atendimento utilizado pela empresa.

Mesmo sendo um monitoramento automatizado, é importante que a leitura e a compreensão dessas informações sejam feitas de forma rápida pela equipe da sua empresa para que novas estratégias possam ser utilizadas, principalmente durante o atendimento ao cliente.

Plataformas completas permitem que o seu time de operadores atenda os consumidores através das principais redes sociais, como Facebook, WhatsApp e Telegram. Isso é possível porque essas soluções são inovadoras e trabalham com a digitalização e transformação do atendimento, se mantendo integradas aos outros canais estratégicos utilizados pela companhia.

Vale destacar, também, que todas as informações captadas durante o monitoramento das redes sociais e nas demais interações da empresa com o cliente são armazenadas em um único sistema, tornando mais fácil a identificação da origem do atendimento e gargalos. Assim, é possível traçar uma comunicação ainda mais assertiva, rápida e personalizada com os consumidores.

Você conferiu no artigo de hoje a importância de monitorar o que está sendo falado sobre sua marca nas redes sociais. Se você precisa aprimorar esse trabalho em sua empresa, clique aqui e assista a uma demonstração gratuita da Plataforma Omnichannel da GVP.

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