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Pós-venda eficiente novas vendas a caminho!

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Os clientes, de um modo geral, gostam e esperam ser bem tratados ao iniciar o processo de compra em uma empresa. Eles buscam por um vendedor atencioso e que esteja disposto a oferecer o suporte necessário, desde a escolha do produto ou serviço até após a concretização da venda.

Por isso, ter uma equipe de atendimento bem qualificada e preparada é um requisito importante para que bons negócios sejam efetuados, proporcionando clientes mais fiéis. Nesse sentido, o pós-venda se torna sinônimo da pré-venda em um próximo contato com o consumidor. Isso ocorre devido a expectativa do cliente em encontrar a mesma assistência que foi essencial para a sua decisão de compra no primeiro contato com a companhia. Por isso é tão importante ter um pós-venda na sua empresa.

Diferentemente do que muitas empresas pensam, não é necessário um grande esforço para que o pós-venda seja efetivo e traga resultados satisfatórios para a corporação. Um dos pontos principais, por exemplo, é a aproximação com o consumidor, afim de identificar as suas necessidades reais e expectativas de consumo.

Para te ajudar a ter um pós-venda significativo e abrir o caminho para novos negócios, listamos algumas estratégicas essenciais para você aplicar em sua empresa. Confira:

Converse com o seu clienteAlgumas empresas investem em departamentos especializados no pós-venda. Esse é realmente um investimento significativo, porém, para quem está iniciando nesse serviço, algumas estratégias mais simples são igualmente valiosas.

Reuniões para o acompanhamento do trabalho ou mesmo ligações esporádicas para saber o grau de satisfação com o produto ou serviço adquirido, são ótimas maneiras de se relacionar com o cliente, mostrando a ele que a empresa está preocupada com a sua experiência de compra e aberta a recebê-lo novamente.

Outra maneira prática e efetiva de realizar o pós-venda é utilizando os e-mails de confirmação da compra, já que possuem as maiores taxas de abertura. Aproveite a ocasião para convencer os clientes a ficarem atentos a outros produtos e serviços que a sua companhia oferece.

Além disso, o e-mail é uma ferramenta eficiente para avaliar o grau de satisfação do cliente após ele ter utilizado o produto ou serviço e também com o processo de compra. Essa comunicação mais próxima torna seu pós-venda mais escalável e o marketing de sua empresa mais envolvente, além de ajudar a identificar os pontos a melhorar e os aspectos positivos que devem ser potencializados.

Monitore os melhores períodos de compraUm dos aspectos importantes do pós-venda é monitorar quando os clientes estão comprando seus produtos ou serviços. Nesse sentido, é preciso que o pós-venda analise se os consumidores compram mais no início de cada mês, no fim de semana ou a cada três meses, por exemplo. Ter esse estudo em mãos ajudará nas estratégias de antecipação das necessidades dos clientes, como o envio de e-mail marketing durante esse período de maior propensão para a compra.

Ofertas exclusivas para os clientes atuaisO consumidor fiel, que já comprou por mais de uma vez os produtos ou serviços de sua empresa, precisa ser recompensado por essa escolha. Uma maneira interessante de fazer isso é oferecendo a ele descontos, cupons ou promoções exclusivas, visando incentivar as compras futuras.

Para propagar essa fidelidade com outros potenciais clientes, é importante incluir nessas comunicações exclusivas um botão “compartilhar”, para que os clientes recomendem para seus amigos e familiares a empresa ou um determinado produto. Para estimular essa ação, o cliente precisa de algo em troca, um desconto adicional na próxima compra pode ser muito atraente para o consumidor.

O pós-venda é um importante caminho para a fidelização e aumento das vendas de uma empresa. E você, já realiza alguma ação para engajar seus clientes? Se sim, conte para nós a sua experiência nos comentários.

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