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Planilha para vendas, um perigo para seu time comercial

· CRM,Vendas,Clientes

Alguns processos internos das empresas não acompanharam o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos. Quando nos referimos especificamente sobre a área de vendas, não é difícil encontrar companhias que ainda utilizam as tradicionais planilhas para controlar seu desempenho, o processo de venda e as etapas da negociação.

Realmente, as planilhas de vendas foram recursos muito valiosos, que proporcionaram uma maior organização das empresas no processo de vendas. No entanto, nos dias de hoje, há no mercado uma série de ferramentas desenvolvidas para controlar de forma simples e efetiva o processo comercial, além de ajudarem a aumentar a produtividade da empresa e diminuir os esforços do time no que se refere a análise das métricas, já que elas oferecem dados claros e dinâmicos sobre a atuação comercial da empresa.

No atual momento da economia nacional, é necessário cortar custos extras e manter a corporação em desenvolvimento e o bom desempenho da equipe de vendas é essencial para alcançar esse objetivo. Por isso, o investimento em sistemas de gestão de vendas é uma opção acessível e que aprimora a organização e a produtividade, levando a empresa a ter ações mais assertivas.

Além disso, os sistemas de automação são ferramentas para a gestão de relacionamento com os clientes e não se limita apenas em efetuar e registrar uma venda. Mas, se você ainda tem dúvidas se vale a pena trocar as suas planilhas de vendas por softwares online, listamos, abaixo, os principais benefícios que essa mudança poderá trazer para o seu negócio.

Auxílio na tomada de decisão

Como dito anteriormente, as planilhas de vendas desempenharam, por muitos anos, um ótimo papel na gestão comercial. Mas, com a dinamicidade do mercado atual é necessário rever os processos mais antigos e usufruir do que a tecnologia tem a nos oferecer.

Com as planilhas, a equipe comercial só teria dados sobre o desempenho das ações se os colaboradores tivessem tempo hábil para atualizar os arquivos manualmente e, praticamente, todos os dias, o que sabemos ser bem difícil devido a correria diária. Sem a atualização contínua ou, então, pelo uso de versões diferentes da mesma planilha, os dados ali apresentados se tornam, na maioria das vezes, obsoletos.

Esses problemas não ocorrem com os sistemas de gestão que são atualizados instantaneamente, oferecendo uma visão abrangente do negócio 24 horas por dia, 7 dias por semana, possibilitando que a tomada de decisão seja mais precisa, já que é baseada na totalidade dos clientes e da empresa.

Controle sua previsão de vendas

Os sistemas CRM proporcionam uma análise mais precisa de dados importantes para traçar um planejamento estratégico. Por exemplo, é possível acessar instantaneamente informações como número de chamadas necessárias para atingir uma meta, a eficácia de uma campanha de vendas, os feedbacks recebidos, o volume de negócios e o número de clientes que compraram determinado produto ou serviço.

Além disso, por meio dos sistemas de automação, é possível projetar a próxima ação com o Prospect ou cliente. Apenas com alguns cliques, o vendedor consegue agendar alertas sobre as futuras reuniões ou eventos, tornando o planejamento da equipe comercial mais ágil, prático e seguro.

Todos os clientes em um só lugar

O sistema CRM proporciona aos integrantes da equipe de vendas um controle mais próximo e efetivo sobre os seus clientes, tudo em apenas uma ferramenta e de forma colaborativa.

Histórico das negociações realizadas e dados pessoais como os produtos comprados anteriormente pelo cliente, preferências de consumo e informações como data de aniversário e status civil, ajudam a empresa e o vendedor a estreitar e fortalecer o relacionamento com o cliente, algo essencial no processo de fidelização e que acaba se tornando muito mais complexo quando a corporação se baseia apenas no uso das planilhas de vendas.

Por meio destes softwares é possível monitorar toda a jornada do cliente, mantendo, assim, um relacionamento de longo prazo com os consumidores. Além de ser um serviço estratégico que permite acompanhar o desempenho comercial do negócio e traçar de forma assertiva os próximos passos da empresa.

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