Logo GVP Digital

Pagamentos pelo WhatsApp: como isso pode ser válido para sua empresa?

Tabela de Conteúdo

Há alguns anos, o WhatsApp entrou para lista dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo. No Brasil, o sucesso do aplicativo de mensagens instantâneas continua em alta, ainda mais depois do lançamento da versão Business, voltada especialmente para empresas.

De acordo com dados mais recentes da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp continua instalado em quase todos os celulares dos brasileiros, presente em cerca de 98% dos smartphones ativos no país. Entretanto, o uso diário do app teve uma queda, passando de 95% para 86% nos últimos meses.

Recentemente, uma novidade começou a despertar ainda mais o interesse dos empreendedores pelo app. O WhatsApp liberou os pagamentos via aplicativo, que podem ser realizados pelo sistema Android ou iOS. Um dos diferenciais é que essa nova funcionalidade permite transferir dinheiro entre contatos dentro da conversa do aplicativo, sem a cobrança de taxas pelas transações.

Mas, será que ter essa função em sua empresa é válido? É uma opção segura? Pagamentos pelo WhatsApp são tendência? Se você tem essas e outras dúvidas sobre o assunto, continue acompanhando esse artigo e conheça os detalhes desse novo recurso.

O que é e como funciona o pagamento via WhatsApp?

Em meados de junho de 2020, o WhatsApp anunciou os seus planos de implementar no Brasil o pagamento de compras com o cartão de crédito para contas de empresas no WhatsApp Business. Entretanto, a permissão para transações entre negócios e clientes ainda segue em análise pelo Banco Central.

Enquanto não há um aceno positivo do BC, a empresa comandada por Mark Zuckerberg lançou um serviço um pouco menos robusto, mas que também permite realizar pagamentos pelo app. Até o momento, as movimentações financeiras podem ser realizadas apenas entre usuários comuns. A função chega aos poucos para o público, então não é um recurso que já está disponível para todos.

Atualmente, os pagamentos via WhatsApp estão disponíveis para pessoas que utilizam cartões de débito, pré-pago ou combo das bandeiras Visa ou Mastercard, e emitidos por um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi.

Além de ter esse perfil de usuário, também é preciso cadastrar o cartão de débito na plataforma Facebook Pay, que é integrada com o WhatsApp. O usuário pode ficar tranquilo, pois os dados são protegidos por um código PIN que ele mesmo poderá criar ou pela biometria disponível no smartphone.

Mas, afinal, os pagamentos via WhatsApp valem a pena para a minha empresa?

Depois de conhecer o funcionamento do recurso de pagamentos via WhatsApp, é comum surgir a dúvida se esse meio é o mais adequado para a sua empresa ou não. Hoje, com tantos recursos disponíveis, o WhatsApp se apresenta como uma possibilidade prática e segura para transações do dia a dia.

Para entender se esse meio de pagamento pode agregar algo positivo ao seu negócio, é interessante saber como os seus clientes enxergam essa possibilidade, se para eles faz sentido ou se preferem os recursos já utilizados. O Pix, por exemplo, causou muitas dúvidas logo quando foi lançado, mas em pouco tempo já caiu nas graças dos brasileiros e vem se tornando uma importante ferramenta de pagamento nas empresas.

No artigo de hoje, abordamos o lançamento do recurso de pagamentos via WhatsApp. Para continuar por dentro das novidades e tendências dos setores de negócios, tecnologia e atendimento ao cliente, acompanhe as próximas publicações do nosso blog!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados