O que significa a sigla CRM?

Se você atua no mundo empresarial há algum tempo, certamente já ouviu dos times de vendas, marketing e relacionamento a sigla CRM. Apesar de muito popular entre os profissionais desses departamentos, ainda existem dúvidas sobre o que é e como funciona essa sigla que promete ajudar as empresas a alcançarem ótimos resultados comerciais e também uma experiência do cliente excepcional.

Para não deixar ninguém com dúvidas, vamos apresentar na sequência deste artigo o significado da sigla CRM, como esse recurso funciona nas empresas, os benefícios oferecidos e como o seu negócio pode decolar ao adotar uma plataforma de qualidade. Vamos conferir?

 

Descubra o que é a sigla CRM

Vamos começar pelo passo mais simples, que é explicar o que significa a sigla CRM. Bom, CRM são as iniciais do nome Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Por meio de recursos tecnológicos, uma plataforma de CRM consegue ajudar as companhias a traçar estratégias de negócios, gerenciar as informações dos consumidores e compreender de forma clara quais são suas necessidades e desejos. Essas plataformas são projetadas para armazenar de forma intuitiva e estratégica dados como:

  • E-mail e telefone dos clientes;
  • Movimentações digitais do consumidor, por exemplo, acessos ao site ou e-commerce do seu negócio;
  • Atividades executadas, como abertura de chamado, reclamações, compras realizadas, entre outras;
  • Lista com clientes ativos, inativos e em fase de negociação.

Por meio dessas informações organizadas na plataforma de CRM, os times de marketing, comercial e relacionamento têm uma visão muito mais clara do cliente e das ações que podem ser realizadas para ampliar as conversões e a fidelização do público.

 

Conheça os principais benefícios de usar um CRM em seu negócio

Como vimos até aqui, o CRM é uma ferramenta que auxilia as empresas em áreas essenciais para o desenvolvimento do negócio. Mas, vamos entender abaixo os benefícios que esse recurso tecnológico proporciona para as marcas de todos os portes e segmentos.

  • Organização eficaz e controle assertivo do processo comercial;
  • Todos os dados dos clientes e leads em um lugar só, facilitando a comunicação;
  • Impulsionamento para vendas e negociações mais rápidas e personalizadas;
  • Oportunidade para estreitar o relacionamento com os clientes e focar em suas necessidades;
  • Mais recursos para fortalecer as ações de fidelização do público;
  • Acesso a dados estratégicos para entender os motivos que estão fazendo o seu negócio perder oportunidades;
  • Melhorias na comunicação das equipes internas.

O que não pode faltar em um bom CRM?

O mundo é digital e, por isso, um CRM de qualidade precisa estar alinhado a esse perfil. Hoje, há no mercado ótimas plataformas que oferecem para as empresas recursos digitais voltados para as áreas de atendimento, vendas e marketing. É fundamental que o CRM seja integrado com outros sistemas como ERP, e-commerce ou qualquer outra plataforma que o seu negócio precisa ter acesso ou visualizar os dados durante o atendimento ao cliente.

Outras funcionalidades interessantes de um CRM com foco no digital são a criação de tickets de atendimento baseados em ações de vendas, visualização em tempo real e acesso a dashboards de operação e vendas sempre que for necessário rever o desempenho de ações e processos.

Gostou das explicações sobre CRM? Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse recurso ou quer conhecer na prática o desempenho de uma ótima ferramenta, deixe o seu comentário nesse post que retornaremos o quanto antes!

 

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