O que é transformação digital na área de relacionamento com o cliente?

O termo transformação digital vem sendo bastante debatido nos últimos anos. As mudanças proporcionadas pelos avanços tecnológicos variam de área para área e podem ser aplicadas aos poucos ou, dependendo dos objetivos da companhia, podem levar a uma verdadeira transformação digital.

 

Mas, quando se trata do relacionamento com o cliente, pode parecer difícil ter uma transformação digital completa já que estamos falando da interação de pessoas com marcas. Entretanto, com as novas tecnológicas e mudanças no perfil dos consumidores, a transformação digital vem sendo cada vez mais real dentro das corporações de todos os portes e segmentos.

 

Apesar de crescente, ainda há muitos caminhos a serem percorridos rumo a transformação digital na área de relacionamento com o cliente. Se você quer saber mais sobre esse tema, confira na sequência deste artigo detalhes sobre o que é e quais as tendências do mercado para que a transformação digital se torne real para boa parte das empresas.

Entenda o que é a transformação digital

Como já mencionado no início, o termo transformação digital está presente em diversas áreas que são ou serão impactadas pelos avanços tecnológicos, sendo que o relacionamento com o cliente é uma delas. O processo de comunicação em geral foi um dos que mais mudaram após o surgimento de algumas tecnologias. Hoje, aplicativos móveis, chats e bots fazem parte da comunicação pessoal e de clientes com empresas.

 

Deixar de utilizar o telefone para se conectar com uma pessoa ou empresa devido a facilidade proporcionada por outros canais representa de forma bem sucinta um pouco do que é a transformação digital na área de relacionamento com o cliente. Claro que essa evolução atinge outras esferas que vão além da mudança de canal utilizado para comunicação.

 

Por exemplo, em meio a tantas informações disponíveis sobre diversas marcas e produtos, as companhias que pretendem se destacar no relacionamento com o cliente na Era da transformação digital precisam conhecer muito bem o perfil dos consumidores, os caminhos percorridos na jornada de compra e proporcionar para eles uma experiência positiva e o mais personalizada possível.

Conheça as tendências da transformação digital na área de relacionamento com o cliente

Mesmo com muitas empresas investindo fortemente na transformação digital na área de relacionamento, ainda há novidades e muitas melhorias que devem ser aplicadas tanto nas estratégias e plataformas utilizadas quanto na gestão desses recursos. Confira a seguir algumas das principais tendências da transformação digital para o relacionamento entre marcas e clientes.

 

  • Ações e canais focados na experiência do cliente;
  • Aplicativos móveis (inclusive da própria empresa) presentes no processo de comunicação;
  • Chatbots realmente inteligentes;
  • SAC 3.0;
  • Integração dos canais de atendimento;
  • Uso da inteligência artificial na execução e gestão sem perder a humanização dos serviços.

 

Reunimos no artigo de hoje algumas informações sobre o que é a transformação digital na área de relacionamento com o cliente e apresentamos algumas tendências que certamente irão se fortalecer em 2020. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o mundo dos negócios e veja também em nosso blog o post que mostra porque é importante conhecer a reputação da sua marca.

 

 

 

 

 

 

Add paragraph text here.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK