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O novo modelo de ensino e como manter o relacionamento com os alunos de forma eficaz, ágil, dinâmica e satisfatória no digital?

O novo modelo de ensino e como manter o relacionamento com os alunos de forma eficaz, ágil, dinâmica e satisfatória no digital?

O ensino a distância é um formato que vem sendo utilizado no Brasil há alguns anos, principalmente em cursos livres, de extensão e nas graduações. Porém, desde 2020, esse formato se tornou realidade para a grande maioria das instituições. Hoje, a expectativa é que o EAD se intensifique ainda mais ao lado do chamado ensino híbrido, no qual os alunos mesclam aulas presenciais e aulas a distância. 

De acordo com a pesquisa realizada pelo Sagah, as projeções apontam que em 2023, mais alunos estarão matriculados em cursos a distância do que em formações presenciais. No Brasil, o EAD já representa 26% do número total de alunos ativos. 

Apesar desse modelo não ser uma grande novidade para o setor, o que mudou nos últimos meses foi a aderência ao ensino a distância. Com uma parcela significativa dos alunos seguindo nesse formato, as instituições devem rever a forma como se relacionam com os seus estudantes. É fundamental que todos os atendimentos sejam rápidos, eficazes e conclusivos, independentemente do canal utilizado pelo aluno para contatar a instituição.

Se o atendimento da sua empresa na área da educação não está sendo satisfatório, confira na sequência deste artigo algumas dicas de como garantir um relacionamento com os alunos de qualidade tanto no ensino a distância quanto no formato híbrido. Confira!

Bots oferecem um atendimento ágil e eficaz

Com um público cada vez mais conectado às novas tecnologias, as instituições de ensino não podem deixar de investir em um relacionamento digital, ágil e eficaz. Os bots de atendimento se encaixam perfeitamente nas expectativas e buscas dos alunos atuais. Por meio dos robôs, é possível concluir uma demanda simples em minutos e sem precisar contatar um operador. 

Isso é possível porque os bots são treinados de acordo com as principais solicitações da sua instituição de ensino. Por exemplo, se boa parte dos chamados são referentes a mensalidade em atraso ou dificuldades para acessar a plataforma de ensino, os bots são desenvolvidos para conseguir dar sequência a esse tipo de demanda ou para direcioná-las de forma rápida para as áreas responsáveis. Tudo isso graças aos melhores recursos de inteligência artificial do mercado.

Com os bots, além de dinamizar o relacionamento da instituição com os alunos, ainda é possível obter importantes ganhos, como:

  • Operação com custos reduzidos;
  • Assertividade na resolução de demandas simples e recorrentes;
  • Aumento do ROI (Retorno sobre investimento);
  • Atendimento mais ágil;
  • Melhorias na experiência do usuário.

Relacionamento digital completo e integrado com as soluções omnichannel

Com o novo modelo de ensino cada vez mais forte nas instituições de todo o Brasil, é importante que todos os canais de relacionamento estejam integrados em uma mesma plataforma, garantindo um atendimento completo e rápido aos alunos.

Para isso acontecer na prática, a melhor estratégia a ser adotada é investir em uma plataforma omnichannel de excelência. Através de bons sistemas, seus alunos terão uma experiência integrada em diversos canais, como: 

  • Chat e chatbot (humano ou robot com machine learning)
  • E-mail
  • Voz e voicebot (Bot, URA, CTI e Discador)
  • SMS e push
  • F.A.Q
  • Redes sociais
  • Aplicativos próprios ou SDK

Ao implementar uma solução omnichannel, a sua instituição de ensino será capaz de resolver tickets mais rápido graças ao monitoramento integrado dos fluxos pelos dashboards, criar regras de negócio complexas em poucos minutos, com a facilidade de escalar times por especialidade, redirecionar por canal de atendimento, criar rotas inteligentes por produto e assunto, além de ter os dados necessários sempre à disposição para a tomada de decisões estratégicas.

Apresentamos no artigo de hoje dicas de como manter o relacionamento com os alunos no novo modelo de ensino, que contempla o formato EAD e o ensino híbrido. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre atendimento ao cliente, confira em nosso blog o post que explica o que é customer care e como isso pode melhorar o relacionamento da sua empresa

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