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Mitos do CRM: veja os 3 principais

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Provavelmente, a maioria das empresas que tem um CRM possui milhares de clientes cadastrados no sistema, e a ideia é exatamente essa: que sua base tenha o máximo de detalhes possível sobre eles, como empresa em que trabalham, cargo, telefone, e-mail de contato, informações de compras passadas, data de aniversário dele, do contrato e qualquer detalhe que facilite o relacionamento e o processo de venda para essa pessoa ou empresa.

Independente do porte do seu negócio, o CRM é uma peça fundamental para aprimorar os relacionamentos profissionais e vai nortear muitas das tratativas comerciais. Portanto, um CRM bem estruturado e com informações atualizadas é o maior patrimônio que uma empresa pode ter. Apesar disso, alguns mitos sobre o que é e para que serve um sistema como esse continuam surgindo no imaginário de muitos gestores, que acabam não adotando corretamente essa tecnologia e perdendo muito do seu potencial.

Listamos aqui 3 mitos do CRM e vamos te contar a verdade sobre eles. Confira!

CRM é apenas uma ferramenta de vendasNão. O CRM é uma ferramenta para estreitar relacionamentos e ajudar a sua área comercial com pistas sobre o cliente. Toda equipe de vendas tem problemas que o CRM pode ajudar ou solucionar totalmente, como o controle de clientes, nível do cargo dentro da empresa, se ele é prospect, se já efetuou alguma compra no passado ou comprou uma vez e nunca mais, qual problema precisa solucionar, etc. O mesmo vale caso a sua empresa ofereça serviços em vez de produtos: esse cliente cancelou um contrato recorrente? Por que? Mais do que te ajudar a vender, o CRM é o suporte para você ajudar verdadeiramente seus clientes e mostrar resultados a eles.

Não preciso de CRM para gerenciar meu relacionamento com os clientesEssa ideia, normalmente, surge do empreendedor que acabou de iniciar um negócio e está no atendimento diário com os clientes. Pense que uma hora a sua empresa vai crescer e precisar de funcionários porque terá mais e mais clientes. Você e todos seus colaboradores serão capazes de saber os nomes de todos os clientes e as preferências ou necessidades de cada um? Provavelmente não, e é nessa hora que o CRM mostrará todo o seu valor em reunir o máximo possível de informações e melhorar o atendimento aos seus clientes.

CRM só serve para SAC ou call centerNão, mas certamente o CRM é a peça-chave de uma célula de atendimento. Imagine que a sua empresa cresceu tanto que hoje você precisa de um grande time para atender todas as ligações da sua empresa, realizar vendas, prestar suporte ou resolver problemas. Independente do porte do seu negócio, uma hora seu cliente terá contato com outros funcionários ou departamentos, e nesse momento será fundamental que ele continue sendo bem tratado.

As empresas crescem, pessoas entram e saem, mudam de área, são promovidas… Por isso, não é interessante centralizar as informações da carteira de clientes em uma equipe ou poucas pessoas: quanto mais colaboradores na sua organização souberem a respeito do seu cliente, melhor será o atendimento que ele vai receber — e maiores as chances de fidelizar esse consumidor. Trate-o de modo especial e faça a sua empresa ser lembrada por essa boa experiência.

E você, já ouviu alguns desses mitos do CRM? Conhece outros que prejudicam o entendimento dos gestores sobre essa ferramenta tão importante? Conte pra gente!

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