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Marketing de relacionamento, o que é e como utilizar?

Tabela de Conteúdo

Criar um bom relacionamento com o cliente é uma excelente estratégia para qualquer negócio.

marketing de relacionamento tem como objetivo criar elos entre a empresa e seus clientes, fazendo com que essa relação seja positiva e que leve a satisfação do consumidor, o tornando fiel aos produtos ou serviços da companhia.

Segundo o autor Itzhak Meir Bogmann, em seu livro “Marketing de Relacionamento”, essa vertente do marketing é essencial para o desenvolvimento da liderança no mercado, a rápida aceitação de novos produtos e serviços e a consecução da fidelidade do consumidor.

Com uma atuação muito significativa no processo de vendas e engajamento do cliente, o marketing de relacionamento deve ser encarado pelas corporações como mais uma importante estratégia de fidelização, por isso, o planejamento e conhecimento de seu target são essenciais para o sucesso de uma campanha de relacionamento.

Para as empresas que querem iniciar o trabalho com marketing de relacionamento ou para aquelas que buscam aprimorar suas estratégias, listamos a seguir algumas dicas que ajudarão a planejar e executar ações efetivas com o seu público-alvo.

Conheça seu cliente e crie ações personalizadas
Todos os consumidores gostam de ser tratados de forma especial, além disso, quando o cliente percebe a atenção que a empresa tem com ele, logo é gerada uma identificação, algo muito importante no processo de fidelização. Por isso, tenha a preocupação em observar as especificidades de cada cliente para, assim, personalizar o seu relacionamento com ele.

As ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) oferecem dados estratégicos do cliente ou prospect que permitem realizar ações de relacionamento personalizadas. Por exemplo, ao obter o histórico de compras de um determinado cliente é possível identificar o seu perfil de consumo e ofertar a ele produtos que vão de encontro com suas preferências.

Além de proporcionar uma atenção diferenciada ao cliente, a empresa está investindo na divulgação de seus produtos ou serviços de forma mais assertiva, gerando melhores resultados no que se refere a conversão de vendas e fidelização.

Estratégias de marketing de relacionamento
Para obter sucesso nas ações de marketing de relacionamento, a empresa precisa planejar e implantar a cultura de fidelização dos clientes, que deve estar presente desde o primeiro contato do consumidor com a empresa.

A preparação dos colaboradores nesse processo é essencial, pois eles serão os responsáveis por oferecer ao cliente um atendimento que cative e conquiste, de modo que a relação seja concluída com a venda do produto ou serviço e se estenda para outras operações comerciais.

Quando satisfeitos com a relação mantida com a companhia, os próprios clientes se tornam fontes valiosas para propagar a empresa, estimulando novas pessoas a adquirem os seus produtos e serviços, pois eles se tornarão fãs da marca. Mas, para alcançar essa meta, é essencial que a empresa direcione suas ações para o seu target, fazendo com que cada cliente se sinta a peça mais relevante na relação comercial.

Programa de fidelidade
Ter um programa de fidelidade bem estruturado é um diferencial muito importante para as empresas nos dias de hoje, pois os consumidores sempre estão em busca de benefícios e facilidades. Com base nos dados dos seus clientes, o programa de fidelidade pode oferecer premiações ou descontos para os consumidores que acumularem pontos ou para aqueles que indicam potenciais clientes para a empresa.

Ao estruturar o programa, é interessante priorizar aqueles clientes que são mais rentáveis e fieis a corporação, pois eles demonstram ter uma identificação com a marca e se esse relacionamento for potencializado o sucesso da fidelização fica ainda mais próximo.

Em quais canais utilizar o marketing de relacionamento?
Um dos aspectos mais interessantes do marketing de relacionamento é que ele se encaixa em diversos meios de comunicação com o cliente. O e-mail marketing é o recurso mais tradicional para estreitar o relacionamento com os clientes. Por ser uma ferramenta simples e com custos acessíveis para empresas de todos os portes, ele continua sendo uma ótima opção para o envio de promoções, benefícios ou simplesmente para desejar um feliz aniversário ao consumidor.

Com a ampliação do acesso móvel a internet, um dos melhores canais para criar um relacionamento com seus consumidores são as redes sociais. Ao criar um perfil social, as empresas se aproximam e interagem com os clientes, além de os deixar mais seguros e confiantes, pois eles sabem que têm mais um canal para se relacionar com a corporação, de forma simples, prática e pessoal.

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