Logo GVP Digital

Gerenciamento de trabalho em equipe: como fazer com eficácia?

Tabela de Conteúdo

Para obter bons resultados e seguir com um plano de expansão, as empresas de todos os portes e segmentos precisam ficar atentas ao gerenciamento de trabalho em equipe. Quanto mais integrado e motivado o time estiver, melhores serão os ganhos gerados para a empresa. Além disso, investir na gestão é uma forma eficaz de criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e, consequentemente, mais produtivo.

No formato tradicional de trabalho nas empresas e escritórios, o acompanhamento dos colaboradores geralmente é feito por meio de algumas ferramentas e, principalmente, com a troca diária presencial entre gestores e funcionários. Entretanto, com o home office em alta desde o início da pandemia do novo coronavírus, as companhias estão se reinventando e buscando novas formas de fazer o gerenciamento de trabalho em equipe com eficácia.

Se você quer melhorar a gestão do seu time no trabalho remoto e também no presencial, confira a seguir algumas dicas de ferramentas que irão te ajudar a alcançar esse objetivo!

Conheça as necessidades do seu time

O primeiro passo para começar a renovação do gerenciamento de trabalho em equipe em sua empresa tem a ver com as necessidades dos colaboradores. Toda melhoria implementada precisa levar em consideração o que o time de fato precisa para desempenhar suas tarefas em alto nível.

Sendo assim, pesquisas de comunicação interna são ótimas aliadas dos gestores nessa etapa de planejamento. Por meio de formulários de análise do clima e satisfação do time é possível entender a rotina dos funcionários, o que eles necessitam para performar melhor e o que acham sobre o atual modelo de gestão.

Hoje, há muitas ferramentas que auxiliam as empresas nesse processo de pesquisa, sendo que muitas delas disponibilizam gráficos e relatórios que ajudam a compreender os dados coletados. Confira abaixo algumas ferramentas práticas para pesquisa organizacional:

  • Google Forms
  • MindMiners
  • Typeform

Utilize ferramentas para organizar as atividades dos colaboradores

Seja em home office ou presencialmente, a organização é um fator essencial para um bom gerenciamento de trabalho em equipe. Encontrar ferramentas que ajudam a manter a conexão entre o time faz parte do papel dos gestores e há muitas opções disponíveis no mercado.

Antes de escolher o canal onde serão organizadas as atividades é interessante conhecer os recursos e facilidades oferecidas, afinal é fundamental que que essa ferramenta otimize a delegação de tarefas e a entrega de demandas, do contrário ela pode deixar o processo ainda mais lento e complexo.

Confira alguns canais que auxiliam as empresas na organização das atividades:

  • Trello
  • Asana
  • Slack

Saiba como realizar o gerenciamento de trabalho em equipe de forma completa e eficaz

Vimos até aqui algumas ferramentas que ajudam as empresas a aplicarem melhorias no processo de gerenciamento de trabalho em equipe, mas existe uma maneira ainda mais eficaz e completa de realizar essa administração, que é por meio de boas soluções omnichannel.

Quando o gestor encontra uma plataforma de qualidade e com ótimas funcionalidades, ele consegue integrar em um único lugar todos os canais utilizados pela empresa. Além disso, com a integração da plataforma omnichannel com os recursos de inteligência artificial, a empresa poderá gerir toda a jornada do cliente, acompanhando de perto o desempenho do seu time.

Dentre as funcionalidades disponibilizadas por boas plataformas omnichannel para o gerenciamento de trabalho em equipe podemos destacar:

  • Cruzamento entre os canais de comunicação da empresa;
  • Exportação de dados estratégicos em diferentes formatos de acordo com a necessidade do negócio;
  • Geração de gráficos e relatórios de desempenho em tempo real, auxiliando o gestor na tomada de decisões estratégicas e no suporte personalizado para cada membro da equipe.

No artigo de hoje, apresentamos formas de realizar o gerenciamento de trabalho em equipe com eficácia, atuando com ferramentas que são parceiras dos gestores na busca pela excelência.

Gostou das dicas e quer conhecer mais sobre o potencial das soluções omnichannel? Então, clique aqui e assista a uma demonstração gratuita da Plataforma Omnichannel da GVP.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados