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Entenda como funciona a relação: Marketing, vendas e customer success

· Marketing,Vendas

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que deixaram de consumir um produto de uma empresa porque elas não foram bem atendidas? Essa situação demonstra que o mercado ainda está pouco preparado para lidar com as vendas.

Vendas são resultados de uma combinação eficaz entre marketing da marca e de produto e as necessidades do consumidor, mas para conectar essas duas extremidades – produto e consumidor – há uma série de ações intermediárias, incluindo relacionamento com os clientes, pesquisa de mercado, boa comunicação com público, feedbacks, entre outros.

Listamos 5 principais ações que podem te ajudar a perceber que administrar vendas resultarão em lucros, mas administrar bem seu público alvo resultará em uma longa trajetória de sucesso da empresa.

Atendimento Personalizado

O produto personalizado é tendência no mercado sales pós-moderno. Primeiro, o próprio consumidor personaliza seu produto, através do ambiente, do atendimento e de escolhas pessoais, fazendo estrategicamente ele preferir comprar no lugar que o atraiu. Segundo, a empresa adéqua sua equipe de atendentes, conhece o que cada consumidor prefere e quais são seus hábitos de compra.

Para isso, uma pesquisa de mercado deve ser feita, além de uma lista de mailing personalizado. É importante que não seja disparado o mesmo conteúdo para todo mundo, e sim que as ofertas sejam mostradas seguindo o fluxo da demanda.

Comunicação interna, geral e dirigida

A comunicação é a base funcional do marketing e deve ter sua importância mensurada quando tratamos de consumo. As campanhas para atingir um certo público leva em consideração informações fornecidas pelo seu consumidor- por isso a pesquisa de mercado citada acima. Como a campanha busca atingir um grande público, é sempre bom investir também no marketing dirigido, aquele que escolhe o nicho de consumidores para ser seu alvo.

A comunicação dirigida pode ser aplicada, principalmente, para as pessoas que já são clientes da empresa, para criar a fidelização. Mesmo assim, é fundamental lembrar que ela depende da comunicação interna da empresa, ou seja, todos devem ter as informações alinhadas para um relacionamento eficaz com clientes antigos.

Diminua a burocracia da equipe

Isso não quer dizer que a burocracia deve ser extinta, ela é necessária, porém, em função de acabarmos como uma equipe sales estagnada, devemos simplificar alguns processos burocráticos que representam barreiras para a empresa. A fluidez no processo de acompanhamento e rastreamento de informações é essencial para otimização do tempo.

A praticidade deixa o ambiente mais agradável, tanto os clientes quanto a equipe sales poderão desfrutar de um ambiente produtivo, comunicativo, e, assim, agregar valores aos atendimentos. Como já vimos antes, esse é um dos fatores da escolha do consumidor.

Feedbacks

Os feedbacks talvez sejam os mais importantes dessa lista. É através dos feedbacks que podemos ter noção dos resultados reais, os que vão além dos números. Claro, as finanças e o ROI têm que ser analisados em conjunto, afinal ambos interagem quando tratamos de venda.

Há várias maneiras de agilizar o feedback, uma delas é a web. Os atendimentos continuam mesmo que o serviço não esteja disponível online, o que representa grande dificuldade para os empreendedores. Trabalhar com sistemas pode ser difícil no início, porém após treinamentos contínuos, eles devem funcionar para priorizar equipes concisas e coerentes, gerenciando melhor e mais rapidamente as informações de vendas e dados dos clientes. O importante é manter o sistema atualizado e os funcionários igualmente preparados.

Pós-venda

Superem as expectativas iniciais, sempre respeitando a privacidade e garantindo que ele seja atendido antes de pensar em pedir. De acordo com as informações da compra, bem arquivadas e distribuídas, a equipe pode ofertar complementos, novas versões e se diferenciar no mercado, preocupando-se em ser diferente.

E não podemos esquecer do relacionamento, quando estabelecido de maneira satisfatória entre um vendedor e um comprador, esperamos que o período pós-venda, seja a garantia de retorno do consumidor.

Você consegue aliar campanhas de marketing e atendimento para alcançar sucesso de vendas? Conte para a gente as suas experiências!

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