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Encante seu cliente: dicas de sucesso para 2016

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O ano de 2016 está começando e com ele muitas expectativas sobre como será os próximos passos da economia nacional. Em meio a tantas incertezas do futuro, algumas estratégias são essenciais para que as empresas continuem crescendo mesmo no período de crise. Para que isso aconteça, nada melhor do que ter clientes fieis, que, ao despertar o interesse ou a necessidade de comprar algo, eles priorizam os produtos e serviços de uma determinada marca.

O ato de encantar e fidelizar os clientes é um dos desafios para as empresas nos dias de hoje. Esse processo envolve muito mais do que oferecer um café ou dar um brinde ao final da compra. O que encanta os consumidores é o modo como eles são tratados desde o momento que inicia o contato com a empresa até o pós-venda.

É realmente um trabalho árduo e continuo, porém, quando executado corretamente, traz muitos benefícios para as corporações. Estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato do que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa.

Para sua empresa começar 2016 com o pé direito, listamos algumas dicas importantes de como encantar seus clientes de forma significativa e duradoura.

Atendimento de qualidade, sempre faz a diferença!
Pode até parecer óbvio, mas oferecer ao cliente um bom atendimento é uma maneira simples e muito efetiva para encantá-lo. Por isso, as empresas precisam encarar o atendimento como um diferencial competitivo.

Segundo o especialista, Steve Denning, o atendimento diferenciado começa quando a equipe de vendas é treinada para atender o cliente como ele gostaria de ser atendido e não apenas com intuito de efetivar uma venda.

As equipes que realizam bons atendimentos são aquelas que captam as preferências e as necessidades dos consumidores, indo de encontro com o que o cliente espera. O modo de abordagem do atendente ao consumidor, que pode ser mais ou menos agressivo, deve ser definido de acordo com as características observadas em cada cliente, identificadas já no primeiro contato.

Para isso, além de muita sensibilidade, o vendedor precisa saber ouvir e se colocar no lugar de quem está comprando em sua empresa.

Supere as expectativas dos consumidores
Todo cliente quando entra em uma empresa ele tem a expectativa de encontrar o que está buscando.

Por isso, uma das incumbências das companhias que pretendem encantar seus clientes, é, justamente, superar essas expectativas e oferecer algo que vá além dessa necessidade. Por exemplo, se a empresa comercializa eletrodomésticos, uma boa dica é oferecer aos clientes a entrega em domicilio gratuita, uma ação simples e que custa pouco para empresa, mas que deixa o cliente muito feliz e satisfeito.

Relacione-se com os clientes
É interessante que as empresas mantenham com os clientes uma relação que vai além do ato da compra. Algumas estratégias simples e que não demandam muito investimento são efetivas e fazem com que o consumidor se sinta especial, como o envio de e-mails em datas comemorativas ou no aniversário do cliente.

Essas estratégias devem ser previamente planejadas e intercaladas com as ações de e-mail marketing para divulgação de produtos ou serviços, assim evita que o cliente fique incomodado com a frequência e volume de informações.

Mantenha seus clientes encantados e conquiste um público fiel
O engajamento dos clientes é um processo longo e não será efetivado logo na primeira compra. Para ter consumidores fieis, é necessário manter uma relação de confiança, por meio da comercialização de produtos e serviços de qualidade, bom atendimento e soluções rápidas para suprir as demandas dos consumidores.

Com o passar do tempo, o cliente que foi bem recebido desde o primeiro contato com a corporação, certamente, se encantará ainda mais no decorrer de sua experiência. Esses consumidores são muito importantes para qualquer empresa, independentemente da sua área de atuação, pois eles assumem o papel de propagadores, divulgando a companhia para diversas pessoas por meio do boca a boca ou, então, compartilhando na internet a sua experiência satisfatória com a marca.

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