Logo GVP Digital

Conheça alguns exemplos de machine learning aplicados no dia a dia

Tabela de Conteúdo

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos entraram para a rotina das pessoas e das empresas de uma forma bastante intensa. Para facilitar atividades e transformar experiências por meio de sistemas, softwares e plataformas, a utilização do machine learning se tornou essencial.

Mas, você sabe o que é machine learning? Como funciona essa tecnologia? Onde ela está presente em nosso dia a dia? Para esclarecer essas e outras dúvidas em relação ao aprendizado de máquina, acompanhe esse artigo até o fim e não perca nenhum detalhe sobre essa tecnologia revolucionária.

Compras no mercado digital

Você certamente já procurou um produto em alguma loja online e, em poucos segundos, surgiram recomendações de outros produtos relacionados a sua busca. É nesse processo quase que automático que o machine learning entra para transformar as compras no mercado digital.

Com os algoritmos cada vez mais inteligentes graças ao machine learning, é possível combinar vários recursos de acordo com a relevância que eles têm para cada cliente. Assim, todas as navegações nas lojas virtuais são guiadas e acompanhadas pela máquina, potencializando a decisão de compra dos clientes.

Apps de transporte

Os aplicativos de transporte já fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas. Mas, você sabia que o machine learning está presente nesse canal? Por meio do aprendizado de máquina é possível determinar o preço da corrida, o tempo de espera para o motorista chegar até você, o cálculo da rota, entre outros recursos.

machine learning consegue identificar a partir do histórico das corridas os padrões do cliente, trazendo indicações personalizadas. Além disso, essa tecnologia é capaz de se adaptar conforme o consumidor apresenta mudanças em seu comportamento.

E-mails

As caixas de e-mail são um ótimo exemplo de aplicação do machine learning em nosso dia a dia. Hoje, há filtros que conseguem identificar ou indicar ao usuário uma mensagem com potencial de SPAM. Outra funcionalidade tem a ver com a separação dos e-mails em categorias como “social” e “promoções”, levando em consideração o conteúdo da mensagem que é previamente analisado pela máquina.

Suporte para detecção de fraudes

machine learning é um recurso com ampla aplicação, pois consegue ter uma atuação estratégica em diferentes frentes. Companhias de cartão de crédito, por exemplo, utilizam o aprendizado de máquina para a detecção de fraudes, principalmente no processamento de pagamentos online.

Através da identificação de comportamentos fora do padrão do cliente, a empresa pode bloquear o cartão durante o exato momento da compra. Por exemplo, o cliente não tem o hábito de realizar compras de alto valor no cartão de crédito e a empresa identifica que uma operação perto do limite de crédito do usuário foi solicitada. O machine learning liga um alerta para que essa transação fora do comum seja analisada com atenção, assim será decidido o bloqueio ou não da compra

Reunimos no artigo de hoje alguns exemplos de como o machine learning está presente em diferentes situações do nosso dia a dia. Se você gostou desse conteúdo e quer continuar por dentro de assuntos relacionados a tecnologia e negócios, não deixe de acompanhar as próximas publicações do nosso blog.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados