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Conceitos fundamentais para adequar sua empresa à LGPD

Tabela de Conteúdo

Após muitos debates sobre a proteção de dados pessoais no Brasil, o país avançou nesse tema com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, popularmente conhecida como LGPD. Essa medida envolve negócios de todos os segmentos e portes, que a partir deste ano podem receber punições caso a empresa não respeite os direcionamentos da lei.

Por isso, é essencial que os empreendedores conheçam os detalhes da LGPD. Assim será possível adequar as ações do negócio, principalmente as que envolvem a coleta e gerenciamento de dados dos clientes.

Para que você entenda e esclareça suas dúvidas sobre a LGPD, listamos na sequência deste artigo os conceitos fundamentais que a sua companhia precisa saber para evitar problemas e punições que possam comprometer o andamento do negócio. Confira!

Conheça a LGPD

Como mencionado no início, após muitas discussões sobre o tema, foi aprovada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que passou por uma ratificação em agosto de 2018, entrando oficialmente em vigor em 2020. Mas, será a partir deste ano que as empresas poderão sofrer punições mais severas caso não cumpram com as medidas estabelecidas pela lei.

 

Com o avanço da internet e do comércio eletrônico em todo o território nacional, alguns cuidados adicionais com a coleta e gerenciamento de dados pessoais se tornaram essenciais. Lembrando que as medidas da LGPD valem também para estabelecimentos físicos. No geral, a lei é baseada nos seguintes pontos:

  • Respeito à privacidade;
  • Autodeterminação informativa;
  • Liberdade de expressão, de informação, comunicação e de opinião;
  • Inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;
  • Desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;
  • Livre iniciativa, livre concorrência e defesa do consumidor;
  • Direitos humanos de liberdade e dignidade das pessoas.

Saiba como adequar sua empresa à LGPD

Para adequar o seu negócio à LGPD é preciso dar uma atenção diferenciada para algumas áreas da operação, principalmente para aquelas que coletam e gerenciam dados pessoais dos clientes. Abaixo, listamos os passos mais importantes nesse processo:

1º passo – Avalie a sua atual estratégia de captação de informações pessoais

Uma dica para começar esse processo é analisar a atual situação da companhia no que se refere a captação de dados. Verifique se os departamentos estão coletando somente as informações que são de fato importantes para as atividades realizadas.

Vale destacar que quanto mais informações requisitadas, maiores serão as exigências no controle e posse desses dados, então ser assertivo na captação é fundamental para adequar a sua empresa à LGPD.

2º passo – Tenha um profissional encarregado de dados

Uma outra etapa que a LGPD trouxe para as empresas tem a ver com a contratação ou promoção de um profissional que ficará encarregado pelos dados da companhia. Esse colaborador também ficará responsável por conectar o controlador e o titular de dados (outros profissionais mencionados pela lei LGPD) com a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

3º passo – Utilize bons sistemas para o gerenciamento da sua base

Além de estudos internos e formação de uma equipe responsável pela gestão de dados, as empresas também precisam ter bons sistemas como aliados nesse processo. Não é viável reunir as informações pessoais dos clientes em diferentes plataformas, pois dificulta a gestão, é preciso ter total segurança e integração dos dados.

Boas plataformas podem facilitar o direcionamento das informações de acordo com a sua finalidade. Por exemplo, um e-mail solicitado pela área financeira não pode ser utilizado para o envio de e-mail marketing. É interessante que o sistema de gerenciamento de dados apresente essas informações e especificidades com clareza para a equipe.

Segurança de dados e utilização estratégica são fatores essenciais para adequar a sua companhia à LGPD e boas ferramentas certamente irão ajudar a sua empresa nesse processo.

No artigo de hoje, mostramos os conceitos fundamentais para adequar a sua empresa à LGPD. Para continuar por dentro de dicas, novidades e tendências do setor de negócios, atendimento ao cliente e marketing, não deixe de acompanhar as próximas publicações do nosso blog.

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