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Como utilizar o WhatsApp para vender mais?

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WhatsApp é, sem dúvidas, um dos aplicativos de maior sucesso no mundo. Segundo dados divulgados pela própria empresa em fevereiro de 2020, o app já ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. O WhatsApp é o segundo aplicativo de propriedade do Facebook a conquistar o feito desde que a rede social atingiu o mesmo número, em 2017.

Diante de tamanho alcance, utilizar o WhatsApp nas estratégias de vendas já é realidade para empresas de diferentes segmentos e portes. Em busca de uma comunicação mais rápida, prática e eficaz com o público, os empreendedores estão investindo cada vez mais tempo na interação por esse app.

Mas, será que as vendas da sua empresa irão aumentar somente pelo fato de utilizar o WhatsApp? O que é preciso fazer para atrair e reter mais clientes pelo app? Como estruturar o processo de atendimento e vendas no aplicativo?

Se essas dúvidas também fazem parte do seu dia a dia, confira a seguir dicas de como utilizar o WhatsApp estrategicamente em sua operação de vendas.

Utilize o WhatsApp for Business

A primeira dica para vender mais via WhatsApp pode parecer simples, mas é muito importante para os empreendedores que buscam aumentar as vendas. A versão do app para negócios oferece uma série de recursos exclusivos que ajudam a estruturar a interação com o cliente.

Mensagens automáticas podem ser cadastradas para informar o horário de atendimento da empresa e também para iniciar o contato com o consumidor. Outra funcionalidade que ajuda a vender mais pelo app é o cadastro de um catálogo contendo os produtos, descrição e valor. Assim, o cliente pode consultar essas informações sempre que quiser e pode finalizar a compra ou tirar uma dúvida clicando no botão “converse com a empresa”.

WhatsApp também fornece aos empresários dados importantes para a operação de vendas, como quantidade de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas no app, além da possibilidade de marcar os clientes de acordo com o status que eles estão na jornada de compra, como “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”.

Lista de transmissão pode ser aliada da sua empresa

Para evitar criar grupos que em vez de ajudar a elevar as vendas da sua empresa acabam criando mais ruídos na comunicação com o cliente, a dica é investir nas listas de transmissão do WhatsApp.

As marcas podem incluir essa ação nas estratégias de divulgação de novos produtos e promoções. Criar a lista é bem fácil e simples, basta selecionar os contatos que você deseja enviar a comunicação e criar a mensagem. O interessante é que o cliente irá receber a divulgação em sua janela individual no WhatsApp, estreitando o relacionamento com a empresa, além de evitar uma série de mensagens em grupos que acabam afastando os consumidores.

Venda mais pelo WhatsApp integrando o app com outros canais do seu negócio

Até aqui conhecemos alguns recursos do próprio WhatsApp que ajudam a vender mais. Entretanto, para que a experiência do cliente seja positiva e ele se sinta pronto para seguir com a sua compra, é importante que todos os canais de interação da empresa estejam integrados, oferecendo um atendimento rápido, claro e conclusivo.

Para integrar WhatsApp, e-mail, redes sociais, chat, bot, entre outros canais, a sua empresa precisará ter uma boa plataforma omnichannel como aliada. Através de sistemas de qualidade a companhia conseguirá gerenciar todo o histórico de atendimento do cliente em um só lugar, independentemente do canal utilizado pelo consumidor.

Com isso, todas as vezes em que o cliente entrar em contato com a operação, inclusive via WhatsApp, os atendentes terão acesso aos dados que tornarão o atendimento mais personalizado, rápido e eficaz. Outra funcionalidade importante é a criação de modelos de engajamento que ficam armazenados na plataforma omnichannel, assim os atendentes terão à disposição mensagens pré-formuladas para agilizar a comunicação com o cliente via app.

Vale destacar também que as melhores plataformas omnichannel do mercado permitem que os gestores escalem o atendimento internamente conforme as prioridades, dando ao consumidor uma experiência completa e satisfatória também via WhatsApp. O sistema deve disponibilizar todos os indicadores da operação que são fundamentais para que a empresa crie ações inteligentes focando no aumento das vendas.

No artigo de hoje, apresentamos dicas de como utilizar o WhatsApp para vender mais. Se você gostou e também quer integrar os canais de comunicação da sua empresa em uma única plataforma, clique aqui e conheça a Solução Omnichannel da GVP.

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