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Como Otimizar a Jornada de seu Cliente com o Uso de Orquestrador

A jornada do cliente é um dos temas mais debatidos atualmente dentro do universo corporativo. Entender quais os passos que os consumidores percorrem até fechar um negócio com a sua empresa e identificar quais as melhores estratégias e processos envolvidos para tornar essa experiência algo inesquecível, altamente rentável e eficiente são os principais objetivos das marcas atualmente.

Dentro de um processo de jornada do cliente, em muitas etapas são utilizados diversos sistemas, ligados a diversas atividades para que a mesma seja realizada por completo.

Dentro deste universo de diversos sistemas e atividades temos o uso do orquestrador.

Você já ouviu falar sobre esse recurso? Sabe como ele funciona e qual o seu papel na jornada do cliente? Se a resposta for não, indicamos a leitura deste artigo até o fim, pois iremos explicar o que é o orquestrador e como ele impulsiona a experiência dos consumidores, proporcionando resultados significativos para as empresas.

O que é orquestrador?

Bom, antes de falarmos sobre como o orquestrador ajuda a tornar a jornada do cliente excepcional, é importante conhecer os detalhes desse recurso. Hoje, as empresas estão focadas em melhorar a atração, retenção e experiência dos consumidores e buscam meios que garantam a integração de todos os meios de comunicação adotados pela marca bem como todos os processos e sistemas ligados a mesma.

Dentro dessas soluções, há o recurso chamado orquestrador. Por meio dele, é possível interligar diversos sistemas e programar ações e atividades que serão realizadas de forma automatizada dentro da jornada do cliente de acordo com gatilhos pré programados.

Assim, processos que antes demandavam tempo são otimizados e se tornam muito mais rápidos e assertivos graças às funcionalidades do orquestrador.

Veja como o orquestrador atua na prática na jornada do cliente

Vimos que o orquestrador oferece para as marcas a possibilidade de automatizar atividades e programar uma série de tarefas importantes. Mas, esse recurso tem um desempenho ainda mais estratégico na jornada do cliente. Abaixo alguns exemplos de uso ligados a uma plataforma ominichannel e a jornada do cliente:

  1. O consumidor realizou uma compra e ocorreu um problema com o processamento do cartão ou boleto bancário, o orquestrador fará o envio da mensagem através de sms, email, whatsapp ou ligação  para informar ao mesmo a ocorrência e solicitar que ele opte por um novo processamento, tudo isso de forma rápida e automatizada.
  2. Quando a compra é concluída com sucesso, ele poderá notificar automaticamente o consumidor via SMS, e-mail ou qualquer outro canal e toda esta interação registrada em uma plataforma ominichannel.
  3. Atualização de status de pedido garantindo a comunicação com o cliente durante todo o processo de compra, informando de imediato cada novo status do mesmo.
  4. Processos de recompra: através de integração junto ao sistema de vendas, pode-se identificar as compras realizadas pelos consumidores de produtos ou serviços e estruturar ações ligadas ao prazo consumo, criando gatilhos  que notifiquem o cliente para recompra. A periodicidade dessas comunicações é estratégica e o consumidor é direcionado diretamente para a tela de checkout da loja virtual, precisando apenas confirmar a compra e reprocessar o pedido.

Com esse trabalho, a empresa ganha em diversos aspectos, pois conseguirá:

  • Ampliar a satisfação dos clientes;
  • Ser mais efetiva na retenção dos consumidores;
  • Reduzir e otimizar o volume de chamadas em sua área de relacionamento
  • Aumentar suas vendas
  • Fidelizar
  • Encantar

No artigo de hoje, vimos que o orquestrador é capaz de tornar a jornada do cliente excepcional, aumentar sua satisfação, fidelização, através de ações previamente estruturadas, rápidas, assertivas e automatizadas e com todo o histórico armazenado em uma única solução. Para testar na prática o desempenho desse recurso, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita da plataforma omnichannel da GVP.

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