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Como acompanhar corretamente meus leads com soluções omnichannel?

A captação de leads qualificados é um dos principais objetivos das empresas nos dias de hoje. Com o mercado cada vez mais concorrido e consumidores exigentes, estratégias que ajudam a encontrar clientes com potencial de compra são amplamente valiosas.

Por isso, muitas empresas já incluíram em suas operações de vendas e marketing o trabalho com soluções omnichannel. A integração de canais proporcionada por esses sistemas permite que lojas físicas e negócios online atuem em parceria no processo de captação de leads e conversão em vendas.

Mas, para ter acesso ao melhor que as soluções omnichannel têm para oferecer, é preciso acompanhar corretamente as movimentações geradas diariamente na plataforma. A seguir, vamos apresentar dicas de como gerenciar os seus leads de forma estratégica nas soluções omnichannel.

Vendas e captação de leads por meio de soluções omnichannel

Por um tempo, as soluções omnichannel foram utilizadas especificamente na área de atendimento ao cliente. Entretanto, com os departamentos cada vez mais conectados e focados na experiência do cliente e na jornada de compra, esse sistema passou a desempenhar um papel estratégico também nas áreas de vendas e marketing.

Com a integração dos canais utilizados pela empresa com os melhores recursos de inteligência artificial, é possível oferecer aos consumidores um atendimento completo, rápido e assertivo, independentemente do canal utilizado e da demanda solicitada. Dar ao cliente a praticidade de estruturar a sua jornada de compra em canais online e offline quando e como quiser é, sem dúvidas, uma das principais vantagens de trabalhar com as soluções omnichannel para vendas e captação de leads.

Formas de acompanhar corretamente os seus leads na plataforma omnichannel

Vimos no tópico acima que unir soluções omnichannel, vendas, marketing e atendimento pode gerar bons retornos para as empresas, pois o cliente terá acesso a uma experiência completa e positiva. Mas, para isso é fundamental que o acompanhamento dos leads seja realizado corretamente, do contrário o desempenho das estratégias pode ser comprometido.

Ao adotar soluções omnichannel de qualidade, o gestor terá acesso a dados e estatísticas atualizadas de toda a operação, incluindo os leads e sua posição no funil de vendas. Abaixo, listamos alguns dados que devem ser analisados de forma contínua para que as ações com foco na conversão em vendas alcancem bons resultados.

Informações sobre o perfil dos clientes: é fundamental conhecer os seus clientes durante o processo de gerenciamento de leads. Sendo assim, informações sobre gênero, grupo demográfico, faixa etária, localização e hábitos de navegação do seu público são importantes para traçar as estratégias.

Dados sobre as preferências na jornada de compra: captar e nutrir os leads é um trabalho que requer conhecimento sobre o seu público, por isso, as soluções omnichannel ajudam as empresas a entenderem quais canais os clientes em potencial mais utilizam e quais são as demandas mais recorrentes. A partir da análise dos dados sobre as preferências na jornada de compra, os gestores conseguiram projetar campanhas personalizadas, utilizando as soluções omnichannel para aumentar a conversão dos leads tanto online quanto offline.

Acompanhamento das ações: depois de entender o perfil dos consumidores, suas necessidades e criar campanhas de captação, qualificação, nutrição e ativação de leads, é preciso acompanhar essas ações para medir o retorno obtido. Com as soluções omnichannel, os gestores podem administrar de perto e em um único sistema as campanhas de marketing realizadas via redes sociais, SMS, e-mail marketing ou chatbots, por exemplo.

No artigo de hoje, você aprendeu a acompanhar corretamente os seus leads por meio de boas soluções omnichannel. E se você quer começar o quanto antes esse trabalho estratégico em seu negócio, clique aqui e confira todas as funcionalidades oferecidas pela Plataforma Omnichannel da GVP.

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