Return to site

CAC: aprenda a reduzir o seu custo de aquisição por cliente

· Clientes,Atendimento

O custo de aquisição por cliente, ou CAC, é uma métrica fundamental para toda empresa, pois ajuda a saber exatamente quanto está gastando para conquistar cada consumidor e, com base nisso, descobrir se o investimento está valendo a pena ou se é preciso fazer ajustes. Veja o que você pode fazer para reduzir o seu CAC e manter o negócio saudável:

A importância de saber o custo de aquisição por cliente

Considerando que o CAC mede quanto o negócio gasta para conseguir cada novo consumidor, é muito importante saber se esse valor precisa ser diminuído, caso contrário você pode estar desperdiçando recursos preciosos e colocando em risco o futuro da companhia.

Quando se gasta demais para fechar as vendas, é possível que o valor que o cliente lhe renderá não compense o investimento. Isso significa uma séria deficiência na capacidade do empreendimento de gerar lucro e crescer de forma sustentável.

Como reduzir o seu CAC.

Caso tenha identificado que o seu CAC está mais alto do que deveria, é hora de tomar medidas práticas para resolver a situação e evitar que o processo de venda acabe se virando contra você e cause prejuízo para a operação. Veja que ações tomar:

Trabalhe na Conversão.

Quanto menos consumidores o seu processo converte, maior será o seu CAC. Por exemplo, se gasta R$2.000,00 por mês para conquistar 5 vendas, seu CAC é de R$400,00. Agora, se conseguir 10 vendas, o CAC cai pela metade. Lembre-se de que nem sempre se trata de diminuir a verba, mas sim de aumentar os resultados dos processos que já estão em ação.

Crie mais conteúdo de qualidade.

A criação constante de conteúdo de qualidade, como um blog sempre atualizado ou materiais ricos (ebooks, whitepapers, etc.), vai ajudar na geração de leads. Além disso, conforme esse método der mais resultados, será possível até mesmo diminuir os custos com campanhas de divulgação tradicionais, geralmente mais caras e menos eficazes.

Alinhe Marketing e vendas

Marketing e vendas realizam trabalhos complementares, mas por causa de vários fatores podem acabar agindo como rivais dentro da empresa, o que só resulta no desperdício de recursos e de oportunidades valiosas. Para evitar isso, integre o trabalho das duas equipes, de modo que em vez de competição, haja colaboração e todos consigam extrair o melhor de si mesmos e dos colegas.

Consiga Indicações dos Clientes Atuais

Indicações sempre são boas formas de conseguir novos clientes, e quem melhor para indicar seus serviços do que alguém que já compra de você? Muitas empresas têm tido grande sucesso por criar programas de indicações que oferecem recompensas e incentivos aos consumidores mais leais, que promovem a marca para outros, tanto pessoalmente quanto nas redes sociais.

Sem dúvida, manter o custo de aquisição por cliente baixo deve ser um objetivo constante da sua empresa, que só será conquistado com esforços conjuntos e uma boa comunicação entre os diferentes departamentos. Ao reduzir o seu CAC, você aumentará as chances de cada ação dar certo e o negócio vai crescer de forma constante.

Já tentou alguma dessas soluções para reduzir o seu CAC? Tem alguma sugestão diferente do que listamos? Deixe aqui seu comentário!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly