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Atendimento via e-mail ainda é um bom negócio para as empresas?

· Atendimento,E-mail

Com o crescimento das redes sociais e o surgimento dos chats, muitas pessoas acreditaram que o atendimento via e-mail fosse desaparecer. Mas, o que aconteceu foi justamente o contrário. Estamos em 2018, com as redes sociais e os chats cada vez mais consolidados, e o atendimento via e-mail continua forte.

Alguns aspectos contribuem para esse crescimento, como a discrição, já que o canal pode ser utilizado em qualquer lugar, inclusive no trabalho, a disponibilidade, pois o atendimento ao cliente pode ser realizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a confiabilidade, pois os e-mails acabam servindo como documentos, que elevam a percepção de segurança dos consumidores.

Se você ainda tem dúvidas se o atendimento via e-mail é um bom negócio para a sua empresa, recomendamos que você leia este artigo até o fim e confira os principais benefícios que a gestão de e-mail no atendimento ao cliente pode trazer para a sua marca.

Veja como o atendimento via e-mail pode impulsionar a sua operação

Vimos que o e-mail continua sendo um dos canais mais utilizados para os clientes contatarem as empresas. Por isso, investir nesta ferramenta é um excelente negócio para as companhias que querem impulsionar a sua operação.

Mas, para alcançar esse objetivo, a dica é investir em um sistema para call center que contemple a gestão de e-mail e também outros canais de comunicação adotados pela companhia, como chat, telefone e SMS.

O diferencial de um bom sistema para call center multicanal é que todas as informações relacionadas aos consumidores ficam organizadas em uma mesma plataforma. Assim, os operadores conseguirão visualizar de forma rápida os e-mails que geraram mais de um contato com a empresa, aumentando, assim, a produtividade do time, pois os colaboradores não perdem tempo buscando nos bancos de dados o histórico do atendimento.

Sem falar que um sistema para call center com a gestão de e-mail permite que os colaboradores criem rotas inteligentes por produto, assunto ou motivo, tornando o atendimento muito mais eficaz.

Toda essa funcionalidade é essencial para que a experiência do cliente com o atendimento via e-mail da sua empresa seja positiva, contribuindo para a sua futura fidelização.

Monitoramento da gestão de e-mail é fundamental para o sucesso

Como em qualquer operação, para que o atendimento via e-mail alcance os resultados esperados é preciso estabelecer um monitoramento contínuo e efetivo. Com o sistema para call center multicanal, a sua empresa consegue oferecer aos gestores da operação um painel completo com todos os tickets de acordo com o nível de serviço desejado. Além disso, os responsáveis pelo setor recebem alertas sobre os vencimentos de tempos pré-definidos e também têm acesso a relatórios detalhados sobre cada ticket ou grupo de atendimento.

Confira a seguir alguns dos recursos disponibilizados para a gestão de e-mails em boas plataformas de atendimento:

  • Captura de mensagens;
  • Distribuição automática;
  • Rastreabilidade e Log;
  • Histórico online;
  • Gestão por SLA;
  • Escalonamento;
  • Relatórios gerenciais.

No artigo de hoje, mostramos que o atendimento via e-mail continua sendo uma ótima estratégia para as empresas, mas é preciso utilizar boas ferramentas de gerenciamento para que o serviço supere as expectativas dos clientes.

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