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As mídias sociais e o CRM

· Mídias Sociais,CRM

A relação cliente e empresa já se estende por vários anos ou, para ir mais longe, por séculos. É inegável que a maioria dos negócios está pautada no bom relacionamento dos que vendem aos que compram. Por mais que alguns empresários e gestores ignorem essa realidade, o consumidor lembrará sempre de um bom atendimento e serviço.

As mídias sociais como suporte para o CRM

Com as descobertas tecnológicas e o avanço dos relacionamentos através da rede, é necessária uma adaptação para não perder espaço para a concorrência. Aí que surge a importância de trabalhar sob o conceito de CRM (Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente) para acelerar o crescimento coorporativo. A pergunta que surge, no entanto, é: Como? Porque não se utilizando de espaços onde os clientes frequentam, como as mídias sociais, por exemplo? Nesse artigo falaremos sobre a importância das mídias sociais para o CRM e como elas ajudam na hora de prospectar novos clientes.

Entendendo as mídias sociais

Antes de analisar a importância das mídias sociais é preciso entender o conceito dessa ferramenta de forma simples e prática. E se alguém perguntasse o que exatamente significa mídias sociais? A resposta é simples. Significa um espaço de interação entre as pessoas que suporta uma gama de interesses desde conteúdos mais concisos e intelectuais até um bate papo descontraído. Os formatos são diversos, pois podem variar desde um vídeo, uma ilustração, um texto, uma charge, uma tirinha, um comentário, uma pergunta ou uma resposta num fórum de discussão.

As mídias sociais e o CRM

Se o CRM é a gestão de relacionamento com o cliente e a mídia social é o próprio espaço onde tudo isso acontece, fica fácil entender qual é a sua importância. As mídias sociais aproximam o cliente da empresa e tem o poder de fazer com que todos se sintam parte de um mundo que antes parecia ser dividido: de um lado estava a empresa e de outro estava o consumidor.

As mídias sociais, proporcionam uma fonte vasta de informações sobre seus usuários e clientes prospectados, assim você terá um maior entendimento a respeito do perfil dos usuários e com isso poderá obter diversas formas de abordar os clientes de acordo com o perfil pesquisado na rede.

As mídias sociais e a prospecção de novos clientes

A manutenção de um blog com conteúdo direcionado, a criação de um canal no Youtube e de uma página de fãs ou a participação em fóruns e grupos oferece aos usuários dessas mídias a possibilidade de interação e, consequentemente, a possibilidade de conhecer o que a empresa oferece. Isso tudo faz com que o relacionamento seja mais próximo por não se tratar de nada arbitrário e sim de opção entre acessar ou não o conteúdo oferecido. Se a criatividade possibilitar a criação de campanhas chamativas é possível que o aumento do número de clientes aconteça de forma constante.

A grande sacada é melhorar o marketing e o relacionamento para aumentar as vendas. Dificilmente uma empresa que pense nas vendas antes de conseguir o cliente tenha sucesso utilizando as mídias sociais ou qualquer outro meio.

Aprenda mais sobre marketing, vendas e relacionamento com o cliente através das mídias sociais acessando o nosso blog!

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