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A importância do marketing em tempos de crise

· Marketing,Clientes

crise econômica no Brasil ainda deve perdurar, ao menos, por mais alguns meses. Em épocas de recessão, os gestores e donos de negócios geralmente não sabem muito bem como agir em relação ao marketing, e acabam desistindo na hora de investir no setor. A grande questão é que todas as crises são transitórias, e justamente por isso encobrem ótimas oportunidades de negócio, já que movimentam os mercados intensamente. As mudanças de hábitos dos consumidores e os novos cenários acabam exigindo que as empresas se ajustem ao contexto em quadro, não apenas a fim de sobreviver à retração, mas também com a estratégia de prosperar depois dela.

Nesse sentido, quem empreende ou está no mercado à frente de um negócio não pode deixar de implantar ou manter atividades voltadas para o marketing. Afinal, é através desse engenho que as empresas passam a atrair novos clientes, conservar os antigos fidelizados e, enfim, superar a crise. O contexto se torna ainda mais favorável para o marketing digital: o orçamento mais voltado para a técnica online de convencer, educar e relacionar com seu público-alvo deve crescer mais e mais nos próximos anos.

Uma campanha de marketing digital funciona durante o ano todo, está sempre no ar e acessível para quem quiser ver ou fizer as buscas certas na internet, pois ela atua como se você tivesse vários funcionários de vendas e divulgação, trabalhando sem parar para você, 24 horas por dia. Então, que tal entender mais sobre o que fazer nos planos de marketing em tempos de crise? Descubra algumas dicas que preparamos para você a seguir!

ENCANTE SEU CLIENTE COM NOTÍCIAS POSITIVAS

Há sempre algo positivo sobre o qual se articular, mesmo em tempos de crise. E a revelação de boas notícias pode não só dar alívio para as pessoas que passam por sua página, mas também pode construir a imagem de sua marca a algo esperançoso, confiante, auspicioso. E dependendo de sua atividade, pode-se educar o público-alvo enfatizando as novidades, eventos, pacotes e empreendimentos ou ideias que deixem seus contatos, ao mesmo tempo, mais otimistas em relação ao futuro. Em adição, no que se refere também à sua marca, serviços ou mercadorias. A internet é um lugar maduro para compartilhar suas notícias positivas com grande público, podendo configurar um feed de notícias para que seus leads recebam atualizações usando eficientes para encantá-los.

O uso de dispositivos móveis e da Internet está cada vez mais disseminado. Contudo, vale dizer que as pessoas preferem marcas que se esforçam para lidar com os clientes de tal forma como se fossem pessoas reais. As mídias sociais (blogs, redes sociais, entre outros canais) são bons espaços na web para fazer isso. Alimentando uma página ou perfil de rede social, sua empresa ganhará vida e construirá uma ótima sequência de publicações para nutrir os leads bem informados, podendo aferir as opiniões e modos de uso que as pessoas apresentam para seus produtos ou serviços.

ALIE IMAGENS ÀS PALAVRAS PARA MAIS QUALIDADE NO CONTEÚDO

Ainda mais em tempos hipervelozes, as imagens falam mais do que palavras. Quando for atuar na sua campanha online, aproveite fotos e vídeos o quanto puder. Uma galeria visual ou boas soluções audiovisuais são os melhores investimentos que você pode fazer: além de serem bem atraentes para os visitantes de suas páginas, muita gente salva um tempinho para ver melhor suas imagens ou vídeos mais tarde. E compartilham suas publicações por meio de seus perfis, blogs e sites pessoais, caso gostem do que publicou. Além da divulgação gratuita, isso aumenta o tráfego em suas páginas corporativas na web.

MANTENHA O FOCO EM SEUS NICHOS DE MERCADO 

Mesmo que os tempos de crises reduzam um pouco o nível de consumo, pessoas que mantêm interesses específicos continuam a perseguir seus gostos e a se conectar com outros indivíduos que são do mesmo grupo. Portanto, mantenha seu foco em nichos de mercado específicos ao invés de tentar vender para um grande número de pessoas simultaneamente. Vai-se vender menos, mas de maneira garantida e contínua, gastando-se muito menos também para fazer a divulgação e fidelização de clientes.

CHEGUE AOS FORMADORES DE OPINIÃO DENTRO DE SUA INDÚSTRIA 

É comum que as pessoas consideradas formadoras de opinião criem, de tempos em tempos, um buzz em torno das boas novidades no seu ramo de atuação. E muitas outras pessoas as escutam, seguem e até copiam. Busque fazer parcerias ou tente se aproximar de quem é mais respeitado ou escutado dentro de sua indústria, faça reuniões personalizadas com elas, interaja em suas comunidades de mídia social. Os influenciadores ajudam a espalhar suas mensagens e interagir com os fãs em comum: suas recomendações dentro de sua comunidade serão muito mais eficientes do que suas melhores propagandas.

CONSTRUA UMA BOA IMAGEM PARA SUA EMPRESA 

Deve-se investir na elaboração de uma boa reputação para seu empreendimento, tendo sempre relação com aquilo que seu público-alvo respeita e considera um valor. Para alguns, se a empresa trabalhar com artigos que não são oriundos de pesquisas em animais de laboratório, já tem um grande peso na sua decisão de compra, por exemplo. Para outros, a autenticidade da matéria-prima de origem animal torna-se essencial para que levem o produto para casa. Há os que sobrelevam mais os processos que sejam sustentáveis e ecologicamente corretos.

Portanto, estude o público com o qual está lidando, seu segmento dentro da indústria, e anteveja o que é mais importante para eles, o que buscam — suas demandas e preferências. Não desperdice tempo nem dinheiro em um programa de marketing que tenha poucas chances de atratividade para quem se deseja fisgar.

O marketing bem-feito não é uma despesa: trata-se de um importante investimento, cujas ações se encontrarão as chances de potencializar as vendas da empresa nas ocasiões de crise. Em momentos de restrições econômicas, a empresa não deve cortar os recursos para a área de marketing, mas estudar mais ainda as maneiras de torná-lo mais eficiente e certeiro. Como você tem cuidado de suas campanhas de marketing ultimamente? Deixe o seu comentário contando para nós. Participe da nossa conversa!

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