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5 passos para implantar um atendimento de excelência em sua empresa.

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O atual momento econômico do Brasil está exigindo das empresas maiores esforços para aumentar as vendas ou mesmo mantê-las. Em um cenário de baixa do consumo devido a instabilidade financeira e o aumento do desemprego no país, é preciso que as companhias ofereçam diferenciais aos seus clientes e o atendimento de excelência é um deles.

Com estratégias bem definidas é possível alcançar o tão esperado sucesso no atendimento, proporcionando ao consumidor uma boa experiência desde o seu primeiro contato com a empresa, fator essencial para que ele volte a fazer negócios com a companhia.

De acordo com a pesquisa realizada pela empresa norte-americana US News And World Report, 70% dos clientes entrevistados afirmaram que não voltam a comprar em determinado estabelecimento quando consideram o atendimento ou o serviço prestado de má qualidade.

Diante de tamanha importância para o desenvolvimento dos negócios, listamos no artigo a seguir os 5 passos para você implantar um atendimento de excelência em sua empresa. Confira!

1º – Prepare o seu negócio para ser referência em bom atendimento

O primeiro passo na trajetória de implantar um atendimento de excelência em sua empresa é conhecer as necessidades do negócio e o que ele precisa para aprimorar esse importante serviço.

É essencial que o empreendedor analise se o número de atendentes disponíveis é suficiente para suprir as demandas dos clientes. Em seguida, é preciso verificar se a empresa disponibiliza as ferramentas fundamentais para que seja realizado um bom atendimento, como linhas de telefone, boa conexão com a internet, softwares de gestão de clientes, entre outros pontos referentes a parte técnica do atendimento.

2º – Treinamento e valorização da equipe

Colaboradores motivados certamente terão mais chances de oferecer aos clientes um atendimento de excelência. Sendo assim, é importante proporcionar aos atendentes um ambiente de valorização dos profissionais e reconhecimento do bom trabalho executado. Além disso, é necessário oferecer para a equipe treinamentos e capacitações para que todos se sintam motivados e preparados para promover um atendimento rápido, de qualidade e assertivo.

3º – Conheça o seu cliente

Como abordado anteriormente, os clientes atuais estão cada vez mais cautelosos para realizar uma compra, sendo assim, alguns fatores como a personalização do atendimento, podem ser essenciais para que ele decida por fazer negócios com a sua empresa.

Para isso, é importante reunir o máximo de informações sobre o perfil dos consumidores, incluindo desde os dados pessoais até suas preferências. Para chegar a essas informações, é interessante promover pesquisas breves com os consumidores, seja online ou presencialmente. Depois, é necessário reunir todos esses dados em uma plataforma de gestão de clientes, que te ajudará a ter uma abordagem mais personalizada com o consumidor durante o atendimento.

4º – Mantenha uma relação de confiança com o consumidor

Os clientes se sentem mais seguros quando estão fazendo negócios com empresas que demonstram sinceridade e transparência em suas relações. Por isso, para implantar um atendimento de excelência, é essencial que os atendentes estejam preparados para repassar aos consumidores todas as informações sobre o produto ou serviço com clareza.

Também em casos de erros da companhia, o operador precisa reconhecer a falha em vez de omiti-la. Essa postura é muito importante para que as empresas consigam selar uma relação de confiança com os seus clientes.

5º – Avalie o atendimento e busque sempre por melhorias

Após implantar um atendimento de excelência em sua empresa, é preciso analisar com frequência se a qualidade do serviço prestado ao cliente permanece dentro dos parâmetros estipulados pela companhia. Para isso, é importante avaliar o desempenho da equipe e também buscar por feedbacks dos próprios clientes. Observando continuamente essas duas etapas é possível identificar os pontos a melhorar e potencializar os fatores que estão gerando bons resultados para a sua companhia.

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