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4 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente no primeiro semestre de 2019

· Atendimento

As empresas sabem que para atrair e fidelizar um número cada vez maior de consumidores é preciso transformar a experiência das pessoas, oferecendo a elas atributos que vão além das suas expectativas.

Segundo a pesquisa realizada pela consultoria empresarial ConQuist, os clientes das gerações X (de 40 a 59 anos) e Y (de 21 a 39 anos) aceitam até pagar um valor mais elevado por um serviço se a empresa oferecer atributos como confiança, bom relacionamento com o cliente, segurança e cumprimento de ofertas.

Focando especificamente na área de relacionamento com o cliente, há formas eficazes de se aproximar dos consumidores, proporcionando uma experiência positiva com a marca. A seguir, listamos 4 dicas que irão ajudar a sua empresa a melhorar o relacionamento com o cliente ainda no primeiro semestre de 2019. Confira!

1. Pratique a empatia em todas as interações

Para ter um bom relacionamento com o cliente o primeiro passo é oferecer para ele um atendimento de qualidade, que solucione as demandas apresentadas e o faça se sentir valorizado pela marca, promovendo uma identificação do cliente com a forma de trabalhar da sua empresa.

Essa ação só terá um efeito positivo se a empatia for aplicada em todas as interações da companhia com os consumidores. Colocar-se no lugar do cliente é a maneira mais eficaz de praticar a empatia e de fato entender as necessidades do seu público.

2. Enxergue o cliente a longo prazo

Outra forma de melhorar o relacionamento com o cliente no primeiro semestre de 2019 tem a ver com a maneira como a empresa enxerga os seus consumidores. Muitas companhias dão atenção para os clientes apenas no processo de vendas. Após a conclusão da compra, o relacionamento é interrompido.

Essa é uma postura que prejudica bastante o relacionamento com o cliente e para evitá-la é preciso começar a enxergar os consumidores a longo prazo. Manter uma comunicação contínua com o seu público no pós-venda e oferecer vantagens exclusivas nos meses subsequentes é fundamental para que o relacionamento com o cliente se fortaleça no primeiro semestre de 2019, sendo um passo importantíssimo rumo a fidelização.

3. Conheça e entenda o seu consumidor

Saber quem é o seu consumidor, quais são as suas preferências, necessidades e expectativas é muito importante para melhorar o quanto antes o seu relacionamento com o cliente, ajudando também a identificar novas oportunidades de negócios para a sua empresa.

Um CRM digital de excelência pode ajudar a sua companhia nesta importante missão de conhecimento e aproximação dos clientes, pois essa tecnologia oferece funcionalidades para as áreas de atendimento, vendas e marketing.

4. Ofereça um atendimento multicanal

Em 2019, a busca por serviços práticos, rápidos e assertivos será ainda maior. Por isso, para melhorar o relacionamento com o cliente, as empresas devem oferecer ao seu público o atendimento multicanal.

Por meio de boas plataformas, é possível integrar canais estratégicos para o relacionamento com o cliente, como chat, e-mail, telefone (com URA, CTI e discador), SMS e automação de processos via Robot. Além disso, bons softwares oferecem, ainda, a integração com outros sistemas, como CRM, ERP e e- commerce, garantindo para os consumidores uma interação rápida, integrada e eficaz.

Reunimos no artigo de hoje 4 dicas para a sua empresa melhorar o relacionamento com o cliente no primeiro semestre de 2019. Aproveite e veja também em nosso blog as empresas que são referência quando o assunto é atendimento ao cliente de qualidade.

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