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Você sabe o que é Régua de Relacionamento e como utilizá-la?

Tabela de Conteúdo

Uma boa estratégia em sua régua de relacionamento com o cliente lhe ajudará a torna-los fiéis e bons propagadores de sua marca.

 

As empresas estão enfrentando, atualmente, um mercado cada vez mais competitivo, o que vem aumentando o interesse das corporações por estratégias de aprimoramento do relacionamento com os clientes. Boa parte dessas estratégias não visam apenas a elevação do número de vendas, mas, sim, uma possível fidelização do consumidor com a marca.

Uma dessas estratégias vem ganhando destaque entre as empresas, a chamada régua de relacionamento, que tem a missão de estreitar a relação da companhia com os consumidores e também atingir clientes em potencial por meio da nutrição de leads.

A régua de relacionamento com o cliente pode ser utilizada em diversas mídias e exige uma integração entre os departamentos de marketing, vendas e atendimento, a fim de oferecer ao consumidor uma relação completa e muitas vezes personalizada.

A seguir vamos explicar como utilizar a régua de relacionamento em sua empresa de forma efetiva e em consonância com os objetivos do seu negócio. Confira!

Entenda o que é a régua de relacionamento com o cliente

A régua de relacionamento mantém o contato contínuo da empresa com os clientes, independentemente da fase que eles se encontram no funil de vendas. Por meio de inúmeras estratégias, a régua de relacionamento faz com que o consumidor se lembre da empresa e de seus produtos ou serviços, fomentando as conversões em vendas.

Por que ela é importante para o seu negócio?

As empresas utilizam diferentes formas de realizar uma venda ou mesmo prospectar um novo cliente. Porém, para todas elas, é essencial contar com a régua de relacionamento para aumentar a efetividade das vendas e possibilitar que a empresa cresça.

Essa estratégia oferece as companhias uma vantagem muito valiosa para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, que é a oportunidade de trabalhar com uma perspectiva de segmentação por meio de regras criadas conforme a necessidade do seu negócio. Assim, para determinado perfil e ação realizada, é possível criar interações personalizadas com o cliente em diversos canais, como e-mail e telefone.

Como utilizar a régua de relacionamento em sua empresa?

Para que a régua de relacionamento alcance o resultado esperado, é preciso que os departamentos envolvidos caminhem no mesmo sentido. Para utilizar a régua com potenciais clientes, a equipe de marketing precisa fornecer informações que ajudarão a estruturar a estratégia de nutrição de leads, como:

  • o que é vendido pela companhia
  • funcionalidades do produto ou serviço
  • relação entre o que é comercializado com a visão da empresa

A partir dessas e de outras informações, é possível definir o que é um lead qualificado para a companhia, o custo por aquisição do cliente, o tempo de vida desse lead e também se a régua de relacionamento com o cliente estará associada a algum evento da corporação. Após essa etapa, marketing, call center e demais departamentos envolvidos decidirão quais as mídias disponíveis, como o produto será definido, qual a sua sequência dentro da régua, o que é importante destacar sobre o item e quando será a hora de interromper esse processo.

Já para utilizar a régua de relacionamento com os clientes atuais, algumas ações são essenciais para manter um bom relacionamento e levar o consumidor a realizar novas aquisições. As ações mais comuns nesse estágio da régua são:

  • E-mail de boas-vindas
  • Envio de promoções, descontos exclusivos, informações para renovação de serviços, entre outros
  • Contato em datas comemorativas como aniversário, natal e dias das mães e dos pais
  • Estratégias de pós-venda e pesquisas de satisfação

Mas, antes de iniciar essas ações com os clientes da base, é imprescindível conhecer o perfil do consumidor e do produto para, assim, avaliar quando e como acontecerá as novas abordagens.

A régua de relacionamento é uma importante estratégia que pode ser aplicada em empresas de diferentes segmentos e portes. Para isso, é preciso fazer um bom planejamento das ações e manter uma gestão bastante ativa.

Se você tem alguma dúvida sobre o tema ou quer sugerir algum assunto para abordarmos nas próximas postagens, deixe o seu relato nos comentários que retornaremos em breve!

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