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Veja os benefícios alcançados ao ter uma cultura centrada no cliente

Tabela de Conteúdo

Por muitos anos, as empresas trabalharam focadas em aumentar o número das vendas, mesmo que para isso alguns processos relacionados a qualidade do suporte oferecido ao cliente ficassem em segundo plano. Hoje, o cenário é completamente diferente. Para se ter sucesso e obter bons lucros, é fundamental ter uma cultura centrada no cliente.

De acordo com o relatório da Temkin Group, as empresas que ganham uma classificação “excelente” em satisfação do cliente têm uma taxa de retenção 16% maior do que as empresas que obtêm uma classificação “boa”.

Já o estudo realizado pela PwC mostra que 73% das pessoas citam a experiência do cliente como um fator importante em suas decisões de compra, ou seja, quanto melhor o serviço oferecido, maiores são as chances de conversão.

Sendo assim, companhias que de fato trabalham com a cultura centrada no cliente em todas as decisões e ações comerciais se destacam no mercado e conquistam posições muito mais sólidas.

A seguir, listamos os principais benefícios que as marcas alcançam ao colocar o consumidor no centro de seus processos. Confira!

Clientes fiéis e satisfeitos

Uma cultura centrada no cliente ajuda a criar uma rede de clientes leais, que são mais propensos a permanecerem com a empresa a longo prazo e a recomendá-la a outras pessoas. Em um mercado tão concorrido como o atual, esse é um diferencial e tanto!

Além disso, vale destacar que esse posicionamento quando adotado pelas empresas ajuda a entender as necessidades e expectativas dos consumidores, fator essencial para que a marca forneça um atendimento personalizado de ponta a ponta, surpreenda o consumidor e satisfaça todas as suas necessidades.

Cultura centrada no cliente é sinônimo de bons ganhos financeiros

Ao oferecer uma experiência excepcional ao cliente, a empresa pode aumentar a receita por meio de vendas adicionais, indicações e clientes recorrentes. Claro que esse é um trabalho que requer uma atenção contínua de toda a equipe que interage ou planeja as ações que impactam os consumidores.

Também é importante destacar que para ter um aumento considerável da receita é fundamental que as companhias invistam em sistemas e plataformas que ajudam a captar, reter e utilizar de forma estratégica todas as informações relacionadas aos clientes.

De olho na redução dos custos

Vimos no tópico acima que o aumento das vendas é uma característica da cultura centrada no cliente. Agora, vamos conhecer um outro ponto importantíssimo para qualquer empresa: a redução de custos. Ao colocar o consumidor no centro a companhia consegue eliminar processos desnecessários e ineficientes que não agregam valor ao seu público e que acabam gerando um resultado contrário ao esperado.

Empresas inovadoras investem nesse modelo de trabalho

Por fim, mas não menos importante, é válido destacar que ao se concentrar nas necessidades do cliente, a companhia pode identificar novas oportunidades de mercado e criar produtos e serviços inovadores que atendam às necessidades do público.

No artigo de hoje, listamos os principais ganhos que as empresas conquistam ao investir em uma cultura centrada no cliente. Se você também quer adotar essa postura em seu negócio, agende agora mesmo um bate-papo com o nosso time de especialistas e saiba como as plataformas da GVP te ajudam nesse processo!

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