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Transformação digital: o que muda na relação entre marca e consumidor?

O tema transformação digital vem sendo debatido há algum tempo no mundo empresarial. As companhias começaram a entender que para ter um bom relacionamento com os seus clientes era preciso oferecer uma experiência satisfatória e alinhada com as atuais necessidades do público.

Diversos pontos foram analisados para que a transformação digital se tornasse um agente de mudança na relação entre marca e consumidor. A conexão cada dia mais presente na vida dos clientes, os novos hábitos e a constante preferência por serviços e ações mais ágeis, eficazes e práticas são alguns dos aspectos que colocam a transformação digital no topo das prioridades das companhias.

Mas, o que será que muda na prática no relacionamento entre os clientes e as marcas com a implementação da transformação digital? Quais são os impactos que essa mudança trará para as empresas? E os benefícios para o consumidor?

Se você também tem essas e outras dúvidas sobre o processo de transformação digital, não deixe de acompanhar a sequência deste artigo e conferir as mudanças que essa postura já está gerando no relacionamento entre marcas e clientes.

Novo formato de consumo

Como mencionado no início, os consumidores atuais têm um perfil bastante ligado ao mundo digital. Com dispositivos móveis sempre à mão e uma conexão cada vez mais rápida, esse público moldou novos formatos de consumo.

Por exemplo, ao pesquisar um produto na internet, o consumidor pode acessar centenas de informações em minutos, em diferentes canais e até no formato multitelas. Com toda essa rapidez e praticidade, os consumidores passaram a esperar uma postura parecida das marcas.

Atendimento lento e restrito a um canal, prática adotada por muitas empresas, já é um fator de distanciamento para os clientes do século XXI. Diante dessas novas demandas em relação ao consumo, as companhias começaram a perceber que a utilização de novas tecnologias que proporcionam mais agilidade e acessibilidade ao usuário é algo urgente para que a transformação digital realmente aconteça.

O novo formato de consumo direciona as marcas para um trabalho contínuo e focado na experiência positiva dos clientes, atendendo suas necessidades, criando novas preferências e alinhando todo esse movimento digital à cultura organizacional da empresa.

Tecnologia a favor do relacionamento entre marcas e clientes

A tecnologia é a principal aliada das empresas que estão no processo de transformação digital. Mas, vale ressaltar que as pessoas continuam desempenhando um papel importantíssimo e estratégico no relacionamento da marca com o consumidor. Na verdade, para se obter sucesso ao adotar essa nova postura é preciso saber utilizar o melhor desses dois universos.

Mas, focando na parte tecnológica e nos impactos que ela traz na relação entre marcas e clientes, podemos citar alguns recursos que estão mudando empresas dos mais diversos portes e segmentos. São eles:

Atendimento virtual

Não pense que somente as centrais de atendimento tradicionais estão desfrutando dos benefícios do atendimento virtual, uma etapa importante da transformação digital. Hoje, graças a tecnologia, áreas como a da saúde estão adotando ferramentas tecnológicas que ajudam na realização de consultas à distância. A telemedicina também vem possibilitando que até mesmo exames mais simples sejam realizados remotamente.

Acompanhamento em tempo real

A transformação digital está realmente mudando o relacionamento das empresas com os seus clientes. Hoje, por meio de tecnologias de rastreamento, companhias que atuam na área de seguros conseguem monitorar o consumidor dentro do veículo e identificar o seu padrão de comportamento. Com base nessas informações captadas em tempo real, a seguradora consegue bonificar os clientes mais cautelosos e até mesmo ajudar na prevenção de acidentes.

Uso estratégico das informações

Quando falamos em big data, cloud computing e telemetria é comum associarmos com empresas de tecnologia. Mas, com a transformação digital, o uso estratégico das informações se tornou algo essencial para companhias de todos os segmentos.

Na agricultura, por exemplo, essas tecnologias são utilizadas para que a produção de alimentos atenda as demandas atuais e projete as necessidades dos próximos anos de acordo com o crescimento da população. Ter dados atualizados para guiar o trabalho e o relacionamento com os clientes, tendo a chance de projetar o futuro de forma estratégica, são benefícios que as marcas terão ao utilizar essas ferramentas no processo de transformação digital.

No artigo de hoje, mostramos um pouco do que muda na relação entre marca e consumidor após a implementação da transformação digital. Para continuar por dentro de temas como esse, não deixe de acompanhar as próximas publicações do nosso blog.

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