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Mercado digital: Tendências para 2022

Mercado Digital

Tabela de Conteúdo

O mercado digital vive em constante transformação. Os avanços tecnológicos não param e oferecem para as empresas de diferentes segmentos e portes uma série de recursos que prometem impulsionar os ganhos e a experiência dos clientes.

Por isso, empreendedores que desejam ter um ano promissor precisam ficar de olho nas tendências do mercado digital para 2022. Não teremos apenas novas tecnologias, pois muitos dos recursos atuais tendem a passar por processos de evolução, se adaptando ao mercado e também às necessidades do público. 

Para não perder as novidades e também as oportunidades que o mercado digital oferecerá em 2022, não deixe de conferir na sequência deste artigo as tendências que prometem impactar as empresas neste ano!

Influência digital cada vez mais forte

Nos últimos anos, os influenciadores digitais conquistaram um espaço muito importante no processo de atração e relacionamento das marcas com os clientes. Artistas e profissionais que já surgiram na internet conseguem alcançar de forma personalizada o público-alvo das empresas através de uma comunicação mais pessoal e próxima.

A tendência é que em 2022 essa influência cresça ainda mais no mercado digital. A expectativa é que perfis de nichos específicos e não necessariamente com milhares de seguidores comecem a entrar cada vez mais nessa estratégia de marketing. Isso porque empresas de micro e pequeno porte estão ampliando suas ações e buscando o apoio desses influenciadores.

Chatbots com espaço ainda maior no mercado digital

Em constante crescimento, os chatbots não poderiam deixar de entrar na lista das tendências do mercado digital para 2022. Projetados com o que há de melhor em termos de inteligência artificial, os bots estão cada vez mais presentes no dia a dia dos clientes, oferecendo praticidade e agilidade nas interações.

Em 2022, os chatbots tendem a entrar com força em outros canais de atendimento utilizados pelas empresas, como aplicativos, redes sociais, SMS, telefone e e-mails. Com isso, a automatização passará a ser algo real dentro das centrais de relacionamento, permitindo que os operadores humanos foquem 100% do seu trabalho em questões complexas e estratégicas.

Empresas com presença digital localmente

Muitas empresas já estão investindo em ações para ampliar a presença digital. Isso inclui a entrada nas redes sociais, site institucional e a utilização de canais estratégicos, como o Google Meu Negócio.

Hoje, ter grande visibilidade no Google como um negócio local é fundamental para o crescimento e sucesso de uma empresa. Segundo dados do próprio Google, 46% de todas as pesquisas são de buscas por estabelecimentos locais, sendo que 75% das pessoas que fazem uma busca local pelo celular visitam o negócio em até 24h.

Por isso, gerenciar de forma eficaz o Google Meu Negócio é importante para o sucesso das empresas. Há companhias que apoiam os empreendedores nas atualizações estratégicas desse canal, oferecendo:

  • Postagens periódicas;
  • Manutenção e alteração de dados;
  • Apresentação de métricas e insights;
  • Gestão das avaliações;
  • Troca de mensagens padronizadas de acordo com as regras definidas pela sua empresa;
  • Chat dentro do Google Meu Negócio para os clientes que queiram falar com um atendente do estabelecimento;
  • Alterações de imagens;
  • Revisão das sugestões de alterações aceitas pelo Google.

Reunimos no artigo de hoje algumas das tendências do mercado digital para 2022. Para continuar por dentro de dicas de tecnologia, marketing e gestão, acompanhe as próximas publicações do nosso blog!

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