Empresas de todos os segmentos e portes trabalham para encontrar estratégias eficazes para atração e retenção de clientes, não é mesmo? Mas, antes de aplicar uma ação que deu certo em determinada companhia, é fundamental que os gestores estejam cientes da importância de conhecer e entender cada etapa da jornada do cliente.
Com base em informações e comportamentos reais, é possível identificar as melhores estratégias para promover uma experiência de relacionamento realmente positiva para o seu público.
Pensando em auxiliar as marcas que estão passando por esse processo, reunimos na sequência deste artigo dicas de como se destacar da concorrência oferecendo um atendimento completo e de qualidade para os seus clientes. Confira!
Como mencionado acima, para encontrar as soluções que ajudam a promover a verdadeira experiência de relacionamento, é fundamental que as empresas conheçam detalhadamente a jornada cliente. De uma forma resumida, essa jornada tem a ver com a trajetória que o consumidor tende a percorrer desde a primeira interação com a companhia até a efetivação da compra.
Esse processo envolve etapas importantes que ajudam as empresas a compor as melhores ações de marketing, vendas e relacionamento voltadas para estimular o consumidor a avançar nessa jornada, chegando a efetivação da compra. As principais fases são:
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Consideração da solução e decisão de compra
Saiba como atender com excelência os consumidores do século XXI
Em todas as fases da jornada do cliente, o atendimento é um serviço primordial. Por isso,
é fundamental que as empresas que buscam promover uma experiência de relacionamento completa adotem uma boa solução omnichannel como aliada.
Por meio de plataformas de qualidade, a companhia consegue integrar os canais de relacionamento, como e-mail, telefone, chatbot e redes sociais, com os melhores recursos de inteligência artificial, contemplando também a junção do front de atendimento com o time de backoffice. Essa integração é fundamental para que a experiência do consumidor seja positiva.
Mas, vale ressaltar que as vantagens de ter uma solução omnichannel como parceira não param por aí, pois esse recurso possibilita que as marcas:
- Façam a personalização do atendimento graças ao histórico do cliente armazenado em uma única plataforma.
- Resolvam tickets muito mais rápido e de maneira assertiva, aprimorando a experiência do cliente com a empresa.
- Ampliem a disponibilidade do atendimento com a adoção de canais automatizados, como bots e chatbots, ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo isso sem perder a eficácia e o poder de resolução.
- Gerenciem em tempo real toda a operação por meio de gráficos e relatórios atualizados.
Reunimos no artigo de hoje dicas de como promover a verdadeira experiência de relacionamento tendo uma boa solução omnichannel como aliada do seu negócio. Para verificar na prática o desempenho satisfatório desse recurso tecnológico, clique aqui e agende uma demonstração gratuita da Plataforma Omnichannel da GVP.