Logo GVP Digital

Saiba como inovar utilizando os chatbots em diferentes setores

Tabela de Conteúdo

Os avanços tecnológicos e os novos canais de comunicação estão revolucionando a forma como as empresas se comunicam com os seus clientes e até mesmo com o público interno. Com a criação de novas formas de interação, as companhias de todos os segmentos e portes passaram a enxergar nos canais digitais uma ótima forma de inovar e atrair clientes de diferentes perfis.

Os chatbots são um ótimo exemplo dessa modernização. Hoje, com o desenvolvimento de plataformas baseadas no que há de mais inovador em termos de inteligência artificial, os bots deixaram de ter uma atuação “mecânica” e passaram a exercer um papel estratégico nas companhias.

Segundo a pesquisa publicada na Chatbots Magazine, 69% dos consumidores preferem interagir com bots por conta de sua habilidade de respostas rápidas para perguntas e problemas simples.

Se você quer inovar em sua empresa utilizando os chatbots em diferentes setores, confira na sequência deste artigo algumas dicas de como explorar o melhor dessa ferramenta. Não perca!

Conheça as áreas que podem ser impactadas pelos chatbots

Engana-se quem pensa que os chatbots podem ser utilizados apenas na área de atendimento ao cliente. Com a evolução das plataformas, hoje já é possível explorar as funcionalidades desse canal em outras áreas estratégicas da operação, como cobrança, vendas e RH.

Isso é possível porque os melhores chatbots do mercado são “educados” para ter uma ótima retenção e conversão nos mais diversos cenários da empresa. Graças a curadoria em tempo real, o bot consegue se adequar às necessidades de cada companhia, oferecendo uma comunicação ágil, prática e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Veja, abaixo, alguns dos recursos que tornam os chatbots grandes aliados de diferentes setores da empresa:

  • Os chatbots promovem o chamado atendimento inteligente, pois são capazes de executar transações de negócio e realizar cálculos, por exemplo.
  • Conseguem gerar e receber informações e documentos dos clientes, tornando a operação muito mais ágil.
  • São capazes de elaborar frases completas e textos de orientação durante os atendimentos.
  • Boas ferramentas de chatbots também conseguem realizar consultas em sistemas de informação já existentes na operação, pois tudo fica integrado em uma só plataforma.

Chatbots aproximam as empresas dos seus clientes

Vimos no tópico acima algumas das vantagens em explorar os chatbots em diferentes áreas da empresa, agora vamos abordar um dos ganhos mais importantes que as empresas têm ao adotar essa tecnologia, que é a aproximação com os clientes.

Diferentemente do que se pensava anos atrás, os chatbots atuais não tornam a interação com os consumidores algo frio e distante. Graças a inteligência artificial e o aprendizado de máquina, os bots estão cada vez mais próximos do que seria uma boa comunicação entre humanos.

Além disso, as empresas que decidem implantar essa ferramenta na operação acabam tendo acesso em tempo real a uma série de informações importantes sobre os seus clientes, dados fundamentais para se aproximar do público.

Os melhores chatbots do mercado permitem que a empresa veja o crescimento de usuários, horários de atendimento e picos de utilização; descubra o gênero, faixa etária, localidade e canais de origem dos clientes; crie funis de vendas e valide jornadas de atendimento.

No artigo de hoje, mostramos formas de inovar utilizando os chatbots em diferentes setores da sua empresa. E se você quer conhecer todo o potencial de uma boa ferramenta de chatbot, clique aqui e confira todos os detalhes do Agente Virtual da GVP.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados