Logo GVP Digital

Por que usar o WhatsApp pode ser um risco para seu negócio?

Tabela de Conteúdo

Os benefícios são muitos, porém muitas empresas não sabem que usar WhatsApp pode ser um risco.

Incorporar novas tecnologias e se adequar aos novos comportamentos e preferências dos consumidores são requisitos importantes para as companhias que querem alcançar o sucesso. Seguindo essa concepção, muitas empresas já utilizam o aplicativo de mensagem WhatsApp para se comunicar de forma instantânea e gratuita com seus clientes.

Cada vez mais, o aplicativo vem conquistando um maior número de usuários, sendo uma das principais formas de comunicação nos dias de hoje. A pesquisa do Ibope, publicada no fim de 2015, já apontava essa tendência. Segundo o estudo, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, fazendo parte do dia a dia de 93% da população.

Apesar da popularidade e da praticidade, o uso do app por empresas pode oferecer riscos para os negócios, já que, assim como qualquer outro canal de atendimento ao consumidor, o WhatsApp tem suas vantagens e desvantagens.

A seguir, listamos os principais cuidados para o uso empresarial da ferramenta, que podem comprometer a eficiência de pontos importantes de sua companhia. Confira!

Instabilidade no acesso

Algumas das principais preocupações que os gestores que utilizam o WhatsApp em suas empresas devem ter é sobre a instabilidade de acesso em algumas ocasiões. No último dia 02, por exemplo, a Justiça de Sergipe enviou para as maiores operadoras de telefonia do país a liminar que exigia o bloqueio do aplicativo para o uso dos brasileiros por até 72 horas. Pela segunda vez, o acesso ao app foi bloqueado no país, atingindo milhões de brasileiros e, também, prejudicando e muito a comunicação das empresas que utilizam o WhatsApp como ferramenta de comunicação com os seus clientes.

Segurança das informações: uma incógnita!

O uso corporativo do WhatsApp já é realidade no Brasil, porém, esse é um assunto que ainda causa muito debate devido a segurança das informações compartilhadas no aplicativo. Ao adotar o Whatsapp como forma de comunicação entre empresa, clientes e colaboradores, a companhia está assumindo o risco de perda ou roubo de dados enviados por meio do aplicativo.

Mesmo com a criptografia recém inaugurada pelo WhatsApp, que claramente reduz a interceptação das informações, as companhias ainda não têm total segurança para utilizarem a ferramenta, já que boa parte dos acessos ao aplicativo são feitos por meio de dispositivos móveis, expondo os dados ao risco de roubo ou perda do equipamento.

Respaldo legal

Muitas empresas também utilizam o Whatsapp para interagir com os seus colaboradores. No entanto, ao permitir o uso de informações empresariais em aparelhos pessoais, a corporação corre o risco de enfrentar implicações legais, inclusive para a investigação em casos de fraudes, por exemplo.

Poucas opções de gerenciamento do atendimento

O WhatAapp foi desenvolvido para o uso pessoal, por isso, a ferramenta não pode ser integrada com outras plataformas de atendimento adotadas pelas empresas, dificultando a gestão de clientes. Além disso, não é possível acompanhar a efetividade do atendimento realizado pelo app, já que ele não oferece métricas para mensurar a qualidade do serviço prestado pela empresa aos seus consumidores.

ZAPSAC, a alternativa segura para o seu negócio!

Quando se trata do ambiente corporativo, é importante que os gestores contem com ferramentas que ofereçam segurança, gestão simplificada e controle das ações. O app ZAPSAC, desenvolvido pela GVP Solutions, segue esses requisitos e é uma excelente alternativa para aprimorar a comunicação entre sua empresa e seus clientes.

O aplicativo reduz o tráfego do call center, permite a integração com qualquer plataforma de SAC existente na companhia, além de contar com uma implantação rápida e descomplicada. Ficou interessado e quer conhecer um pouco mais sobre os benefícios que o ZAPSAC pode trazer para o seu negócio? Entre em contato com um dos nossos especialistas para entender um pouco mais sobre a Plataforma GVP.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados