· Gestão,Transformação,digital

Passos para implantar um mindset de inovação na sua empresa

A palavra inovação costuma nortear as reuniões empresariais há algum tempo, principalmente quando o foco dos encontros são melhorias internas ou mudanças estruturais. Mas, apesar de ser tema recorrente, nem sempre os gestores têm claro o que é inovação na prática e como implantá-la através de um mindset diferenciado.

Esse processo envolve mudanças em diversas áreas da companhia, contemplando desde a postura da equipe diante das atividades e desafios até as ferramentas e softwares utilizados no dia a dia do negócio.

Se você já percebeu que a sua empresa precisa evoluir e seguir as transformações do mercado e dos consumidores, continue acompanhando esse artigo e conheça os principais passos para implantar um mindset de inovação em sua companhia quanto antes.

Entenda o que é um mindset de inovação

Antes de apresentar os passos que ajudarão a sua empresa a ter um mindset de inovação é preciso, primeiro, entender do que se trata essa estratégia. Para que as mudanças proporcionem bons resultados para a sua empresa é fundamental que as pessoas envolvidas no projeto estejam preparadas para assumir suas incumbências com foco na inovação.

Isso não quer dizer que para ter um mindset de inovação basta utilizar recursos tecnológicos nas práticas do dia a dia. Toda estratégia envolve pessoas, mesmo que a tecnologia seja o centro. Por isso, é essencial que a liderança e os colaboradores estejam com a mentalidade aberta para a inovação. Dar espaço para a criatividade, testes, colaboração, pensamento prospectivo, entre outras ações é fundamental para uma mudança real no mindset.

Cases de sucesso no mercado atual têm como diferencial o mindset de inovação que possibilita que essas marcas ultrapassem barreiras e idealizem produtos e serviços realmente inovadores. Mas, essa característica não se restringe somente as grandes companhias, pois é uma mudança de visão, pensamento e comportamento que todas as empresas podem e deveriam seguir para obter resultados significativos em seus negócios.

Saiba quais são os passos para implantar um mindset de inovação

1º passo: Crie a sua estratégia de inovação

É comum as empresas identificarem a necessidade de inovar, mas não terem uma estratégia clara de como começar e seguir com esse processo. Se esse é o caso do seu negócio, então o primeiro passo que você deve focar é na criação das estratégias que te ajudarão a estabelecer um mindset de inovação.

Reúna as pessoas que irão participar desse processo e levante os objetivos a serem alcançados em relação a inovação. No início, pode ser mais fácil e prático focar na implementação de pequenas mudanças que ajudarão a abrir os processos para melhorias contínuas e crescimento da operação.

Com essa listagem em mãos, é importante começar a desenhar o plano de ação que irá guiar a implantação de um mindset de inovação. Inclua no planejamento as ferramentas utilizadas, os colaboradores responsáveis pelas etapas, as métricas e indicadores de desempenho e a forma como eles serão acompanhados.

2º passo: Defina uma equipe para atuar diretamente no processo

Com as estratégias de inovação já definidas, o próximo passo para seguir com o processo é criar uma equipe com colaboradores que estarão diretamente envolvidos nas transformações da empresa. É interessante que as pessoas escolhidas para formar esse comitê se identifiquem com esse processo e se tornem aliadas da companhia para fomentar a cultura inovadora em todas as áreas.

3º passo: Estabeleça a cultura da inovação

Outro passo fundamental para ter sucesso na implantação do mindset de inovação está relacionado com o clima que será estabelecido na empresa durante a adoção dessa nova postura.

É muito importante que a companhia incentive os colaboradores a desenvolverem uma mentalidade inovadora e direcionada para a colaboração. Aos poucos, a cultura interna começará a mudar e será possível perceber um clima de ajuda mútua e compartilhamento de ideias, características fundamentais para a sua empresa prosperar.

4º passo: Invista em tecnologias de excelência

Como vimos até aqui, a participação das pessoas na implantação de um mindset de inovação é muito importante, porém não podemos deixar de enfatizar que a tecnologia é a grande aliada das empresas nesse processo.

A dica para ter o melhor dos dois mundos é preparar bem o seu time de colaboradores e investir em tecnologias de excelência. Hoje, existem no mercado ótimos softwares, sistemas e plataformas que ajudarão a sua empresa a otimizar tarefas diárias, gerir com eficácia os processos, reduzir custos e inovar em diferentes frentes do negócio.

Reunimos no artigo de hoje 4 passos para implantar um mindset de inovação em sua empresa. Para continuar por dentro de assuntos relacionados a tecnologia e negócios, não deixe de acompanhar as próximas publicações do nosso blog.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK