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Orquestradores: como aumentar as vendas, a retenção e a satisfação dos clientes?

Em nossa economia atual, as empresas de diferentes segmentos e portes depositam boa parte de suas energias em três importantes objetivos: aumento das vendas, retenção e satisfação dos clientes.

Essas são metas importantes para o avanço de todas as companhias, porém alcançá-las requer engajamento e estratégias bem definidas aliados a processos. Com um público cada vez mais exigente e aberto para novas descobertas, vender mais, fidelizar e ainda proporcionar uma experiência satisfatória para os consumidores exige muito empenho das empresas e a utilização de recursos que atuam como aliados nesse processo.

Neste cenário, funcionalidades como as oferecidas pelos orquestradores desempenham um papel estratégico na busca por esses importantes objetivos, como veremos na sequência deste artigo.

De olho na experiência do cliente

Como mencionado no início, o público atual é bastante exigente e espera que as empresas ofereçam uma experiência satisfatória e encantadora em todas as etapas da interação. Mas, para ser assertiva integralmente, é fundamental que as companhias tenham uma plataforma omnichannel como aliada, que junto com o orquestrador serão capazes de aprimorar a jornada dos consumidores.

A plataforma omnichannel garante a integração de todos os meios de comunicação adotados pela empresa e o orquestrador assume a função de conectar a companhia com seus sistemas e programar ações e atividades que serão realizadas de forma automatizada em diferentes etapas da experiência do cliente, melhorando a satisfação do público, a efetividade na retenção dos consumidores, além de reduzir o volume de chamadas nas centrais de atendimento para validar processos simples, como o status de um pedido, além de poder atuar em processos de recompra e fidelização.

Veja como o orquestrador ajuda a elevar as vendas, a retenção e a satisfação dos consumidores

No tópico acima, falamos brevemente sobre o papel do orquestrador na jornada do cliente. Porém, antes de implantá-lo em sua operação, é importante conhecer na prática o desempenho dos orquestradores.

O orquestrador na prática funciona como um automatizador de atividades amarrados a gatilhos pré estabelecidos que através deles realizam ações ligadas aos mais diversos processos dentro da jornada do cliente. Com essa integração, é possível acompanhar toda a jornada do cliente, obtendo as informações necessárias para proporcionar uma experiência inesquecível e ainda traçar estratégias de retenção e aumento de vendas.

Ao conhecer o perfil do consumidor por meio dos dados integrados ao orquestrador, a empresa conseguirá traçar automaticamente interações com o cliente que facilitam e dinamizam o relacionamento, aumentando as vendas, a retenção e a satisfação do público.

Por exemplo, ao comprar um produto via e-commerce, o cliente será notificado automaticamente via SMS, e-mail ou qualquer outro canal sobre o status do pedido realizado bem como sobre suas atualizações. Pode ainda, retomar processos de pagamentos não concluídos de compras, enviar alertas, mensagens ligadas a processos ou jornadas pré estabelecidas. Assim, a comunicação com o consumidor se mantém ativa e chamadas para esse tipo de solicitação diminuem consideravelmente.

Esse recurso também é fundamental para a retenção dos clientes, pois consegue enviar aos consumidores mensagens periódicas que têm como foco manter uma rotina de compras ativa, com sugestões de itens que ele já consume ou estão relacionados, além de lembretes que facilitam o dia a dia dos clientes, criar ações de fidelização e encantamento bem como atuar em questões mais estratégicas.

Mostramos no artigo de hoje que os orquestradores exercem um papel estratégico nas companhias, ajudando a aumentar as vendas, a retenção e a satisfação dos clientes. Para ter mais informações sobre esse recurso e conhecer uma plataforma omnichannel de excelência, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe de consultores especializados.

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