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O que podemos esperar para os próximos anos quando se fala em relacionamento com o cliente?

Novos meios de comunicação, tecnologia na palma das mãos e clientes cada vez mais exigentes e conectados. Essas são apenas algumas das características presentes nos dias de hoje no relacionamento entre empresas e consumidores.

Canais como chat e aplicativos de mensagens instantâneas se tornaram os “queridinhos” dos clientes na hora de contatar as companhias. Mas, apesar de tantas novidades que surgiram nos últimos anos, as mudanças não vão parar por aí. Em constante evolução, o relacionamento com o cliente certamente passará nos próximos anos por transformações significativas e que as empresas de todos os segmentos e portes precisam estar preparadas.

Para que o seu negócio esteja pronto para todas as novidades que irão movimentar a área de relacionamento em um futuro breve, te convidamos para conferir na sequência deste artigo as principais tendências do setor. Não perca!

Inteligência artificial ainda mais forte no relacionamento com o cliente

O termo inteligência artificial já não é uma novidade na área de relacionamento com o cliente. Mas, a tendência é que esse recurso esteja cada vez mais forte no setor, transformando para sempre a interação dos clientes com as marcas.

É importante ressaltar que para atingir esse patamar de transformação, os motores de inteligência artificial terão que se inspirar ainda mais no cérebro humano, acompanhando a transmissão das informações assim como acontece em um neurônio. Além de agilizar todo o processo de interação, essa tecnologia também tem como foco central melhorar a experiência do consumidor com a empresa, um passo importantíssimo rumo a fidelização.

Agentes virtuais: mais agilidade e poder de resolução

Os agentes virtuais estão cada vez mais presentes na rotina dos clientes e das marcas, seja iniciando um atendimento, resolvendo demandas mais simples ou mesmo ajudando as companhias em processos como pesquisas de satisfação.

De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Forrester, a pedido da Amdocs, cerca de 38% dos consumidores no Brasil interagem com agentes virtuais ao menos uma vez por semana por ser mais conveniente. A expectativa é que essa tecnologia se desenvolva ainda mais nos próximos anos, sendo capaz de solucionar atendimentos ainda mais complexos, garantindo um relacionamento rápido, eficaz e seguro.

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Atendimento mais e mais personalizado

A busca pela personalização no atendimento é um objetivo em comum entre as empresas atualmente. Mas, a expectativa é que nos próximos anos esse processo se torne ainda mais importante para as marcas que buscam oferecer um relacionamento de excelência para os seus consumidores.

Conhecer o perfil do cliente e suas preferências e necessidades será fundamental para que o atendimento seja personalizado. Além de melhorar a experiência do público durante o relacionamento, a personalização ajudará a empresa a identificar produtos e serviços que são interessantes para os clientes e prospects, captando dados essenciais para futuras interações com foco comercial.

Reunimos no artigo de hoje algumas informações do que você pode esperar para os próximos anos na área de atendimento ao cliente. Se você gostou das dicas e quer continuar por dentro das novidades do mercado, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

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