Logo GVP Digital

O que faz um representante comercial? 5 dicas para ter sucesso na área

Tabela de Conteúdo

Uma das funções mais importantes para o sucesso de uma empresa é a do representante comercial. Responsável por apresentar a marca, produtos e serviços ao público e converter leads em clientes, esse profissional desempenha um papel estratégico dentro da companhia, ajudando diretamente no seu progresso.

Mas, você sabe qual é a rotina do representante comercial? Conhece as atividades que ele realiza diariamente? Bom, se você tem interesse em ingressar nesse setor, continue acompanhando esse artigo e confira mais informações sobre a carreira de representante comercial e também 5 dicas para ter sucesso na área.

Entenda o que faz um representante comercial

Antes de conhecer as dicas para ter sucesso como representante comercial é importante primeiro saber o que faz e como é a rotina desses profissionais. De uma forma bem resumida, podemos dizer que o representante é responsável por comercializar os produtos ou serviços de uma empresa, ajudando a ampliar a presença da marca no mercado.

Durante o dia a dia de trabalho, o representante comercial tem como incumbência traçar e colocar em prática estratégias eficazes para aumentar o número de vendas concretizadas. Esse é um desafio e tanto para os profissionais, afinal o mercado está cada vez mais concorrido e os consumidores mais exigentes. Hoje, para fechar bons negócios é preciso ter empenho, criatividade e boas ferramentas como aliadas.

Confira 5 dicas para ter sucesso nessa profissão

1. Utilize os “nãos” como fonte de aprendizado

As negativas infelizmente surgem na vida de todos os profissionais e com o representante comercial não é diferente. No entanto, para ter sucesso nessa área é preciso entender que essas situações acontecem, mas que é preciso aprender com os “nãos” para que eles fiquem cada vez mais distantes do seu trabalho.

Analise cada negociação que não obteve o fechamento esperado. Veja o que você poderia ter mudado na abordagem. Estude o comportamento do lead durante a ação. Depois desse processo, o representante comercial certamente identificará pontos a melhorar e comportamentos e atitudes que não devem ser empregados nas próximas negociações.

2. Mantenha uma postura positivaUm representante comercial 

Vencedor precisa se enxergar como tal. Não adianta lamentar uma venda não realizada, é preciso seguir o percurso com foco no sucesso. Ao interagir com os clientes, mantenha uma postura positiva e confiante, isso não tem nada a ver com prepotência. Essa atitude funciona como um motivador para o cliente, aumentando consideravelmente as chances de conversão.

3. Inspire-se e aprenda com profissionais experientes

Assim como acontece em outras áreas, o representante comercial que está iniciando na carreira tem muito o que aprender com os profissionais mais experientes. Ter um mentor como seu aliado nessa jornada é fundamental para que você alcance o sucesso, tirando insights valiosos de cada conversa.

4. Esteja atento para fazer associações durante as negociações

Um bom representante comercial precisa conhecer os produtos ou serviços que comercializa como se fossem produzidos por ele mesmo. Além disso, outra tarefa para o sucesso é saber quem são os seus potenciais clientes e suas expectativas.

É por meio dessas informações que o representante comercial conseguirá criar associações e conexões durante as negociações, oferecendo aos prospects não um produto ou serviço, mas sim uma solução para as suas necessidades atuais. Quanto mais preparado e focado em personalizar a sua atuação, melhores serão os resultados do profissional.

5. Não esqueça de utilizar a tecnologia como aliada

Para concluir as dicas de sucesso não poderíamos deixar de mencionar os recursos tecnológicos. Hoje, o representante comercial não está mais sozinho, ele pode contar com bons sistemas, como o CRM, que ajudam no processo de interação e conversão de clientes.

Por meio dessas plataformas, é possível controlar as oportunidades de vendas através de gatilhos de informação, gerenciar leads em diferentes canais, integrar projetos de vendas e visualizar em tempo real os resultados da operação comercial.

Você conferiu no artigo de hoje o que faz um representante comercial e também 5 dicas de como ter sucesso nessa área. Quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre gestão, marketing e vendas? Então, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados