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Não perca o controle de suas propostas.

Tabela de Conteúdo

Todos nós sabemos a importância que têm uma proposta comercial, mas, a dúvida é, sua empresa controla todas as propostas geradas pelo time comercial? É fundamental você acompanhar as propostas que sua equipe comercial envia aos clientes, esse mecanismo de controle é tão importante que bem construído as chances de fechar um novo negócio são ainda maiores.

Os primeiros passos

Para ofertar um novo serviço ou produto a um cliente ou Prospect, o primeiro passo que o profissional comercial deve fazer é se organizar e ter em mãos um pequeno script que identifique o cliente e suas necessidades, sugerimos no mínimo quatro perguntas chave, como: Problemas, Desejos, Metas e Desafios, pois quando se entende o problema apresentado e qual é objetivo do cliente fica muito mais fácil apresentar uma solução adequada, assim, se for necessário acionar outras áreas da sua empresa, ficará claro o objetivo com o cliente.

A tecnologia ao seu favor

Uma grande aliada de nós profissionais é a tecnologia, ela facilita os processos de qualquer empresa, sendo usada corretamente, claro. E para controlar propostas comerciais usando a tecnologia é imprescindível usar um CRM(Customer Relationship Management) com um eficaz módulo de vendas.

Quando damos sentido a palavra organizar para propostas comerciais, não estamos referindo em organizar a mesa de trabalho e sim ter um CRM que ajude a nos organizar em todas as oportunidades comerciais. Precisamos que todos os documentos enviados, tenha um número que os ordene, que sejam classificados por assuntos, pela data de criação, pelo status de andamento, previsão de compra, pelos itens acima descritos como chave e pelo proprietário da conta por exemplo. Gestão Comercial aliada com relacionamento é isso, é se importar com as necessidades e os desejos dos clientes.

Mantenha os dados unificados e atualizados

Manter-se atualizado de tudo que acontece em torno do seu cliente/prospect mostra o quanto você se importa com ele e o considera especial. Portanto, utilize um software de atendimento integrado ao de vendas, integre todos os contatos comerciais e de pós venda na mesma plataforma, como, telefonemas, e-mails, sms, chat, sempre comente na ferramenta cada informação nova ou cada novidade que saiu sobre ele. Nunca o perca do seu radar.

Modelos de propostas

Uma boa apresentação, com um bom formato, um ótimo conteúdo é um diferencial que você pode apresentar aos seus clientes.

Para otimizar o tempo de sua equipe, faça um modelo padrão de propostas, nele você pode inserir campos como, uma introdução sobre a empresa, o que sua empresa pode fazer por ela, quais as soluções, quais os serviços oferecidos, quem é sua empresa, quais valores e descontos você dispões para eles.

Padronizando uma proposta demonstra a seriedade e o cuidado que você tem em cada prospecção. Seja cauteloso em tudo que você escreve e fala ao seu prospect, cada proposta é vista como um documento que representa a sua empresa, a imagem que seu time comercial passa para o mercado lá fora.

Com essas dicas, agora você está mais seguro das propostas que envia, certo? Não hesite em tirar qualquer dúvida conosco. Só deixar aqui nos comentários. Boas vendas.

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