Multiexperiência: a Era da tecnologia

A tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas há alguns anos. Por mais que nem sempre estamos atentos a esses recursos, eles se fazem presentes em diferentes ações. Quando você abre seu aplicativo de mensagens, confere seus e-mails, verifica o extrato do banco ou mesmo chama um carro de aplicativo.

Esses são hábitos comuns e já consolidados em nossa rotina. Vivemos na chamada era da tecnologia e novos recursos estão sendo desenvolvidos para oferecer ao público muito mais do que um serviço rápido, a proposta agora é focar na multiexperiência.

Garantir que o cliente tenha uma experiência completa, ágil, esclarecedora e surpreendente são os gatilhos utilizados na produção de novas tecnologias voltadas especialmente para a multiexperiência.

Para conhecer detalhes dessa nova era, acompanhe a sequência desse artigo e veja como o mercado já está trabalhando para oferecer uma década de muita evolução tecnológica.

 

O que é multiexperiência?

Há alguns anos, as empresas entenderam a importância de ingressar no mundo digital para atender as necessidades dos consumidores, que cada vez mais utilizavam esses canais para pesquisar, comprar e interagir comas marcas. Com isso, muitas companhias perceberam que para atrair o cliente de maneira duradoura era preciso garantir uma experiência integrada.

Não importa qual o meio de comunicação ou canal de compra o consumidor escolha, ele precisa ter o mesmo atendimento de qualidade e acesso aos mesmos serviços. Neste cenário, as soluções omnichannel se apresentaram como importantes aliadas para as marcas começarem a desenvolver esse processo de multiexperiência.

Segundo a consultoria Gartner, a tendência é que cada vez mais novas tecnologias sejam incorporadas nessa busca pela multiexperiência, como plataformas de voz, realidade virtual e realidade aumentada. Esses canais são considerados os grandes responsáveis pela aceleração dessa mudança em todo o mundo.

Desta forma, não basta apenas integrar físico e digital, as marcas que buscam oferecer a multiexperiência aos seus clientes deverão investir em aplicações multiplataforma, conectadas, ágeis, responsivas, flexíveis e com desempenho de ponta para mobile, TV e wearables.

 

Por que o meu negócio deve estar de olho nessa estratégia?

A tecnologia não é mais um recurso que somente as grandes empresas podem investir. Hoje, com os avanços nesse setor, companhias dediferentes portes e segmentos têm acesso a canais de qualidade e que são capazes de transformar a sua operação. Por isso, a multiexperiência é sim uma oportunidade que todas as empresas já precisam ficar de olho.

Confira a seguir algumas vantagens que esse processo oferece para as marcas e seus clientes:

● Ao oferecer canais diversos, de telefone a chatbot, você dá ao cliente a liberdade para escolher o melhor meio para interagir com a sua marca, focando sempre na conveniência, na rapidez e na assertividade, importantes impulsionadores no processo de fidelização.

● Cada canal tem forças e até mesmo fraquezas diferentes, por isso a multiexperiência é benéfica para as companhias, pois possibilita que clientes de diferentes perfis e buscas encontrem a experiência que mais faz sentido para eles.

● Automatizar tarefas e processos que antes eram realizados pelos clientes é um dos pontos trabalhados na multiexperiência. A ideia é simplificar a experiência do consumidor, gerando ganhos de produtividade e redução de custos para as marcas.

● Inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, redes sociais e uma série de outras tecnologias vieram para ficar, então não há como deixar de acompanhar esse processo. Se sua empresa quer ter sucesso e projetar um crescimento sustentável, a multiexperiência deve estar entre as prioridades do seu plano de desenvolvimento.

No artigo de hoje, mostramos o que é e qual a importância de trabalhar com a multiexperiência na era da tecnologia. Se você gostou do conteúdo e quer continuar por dentro de dicas como essa, não deixe de acompanhar as próximas atualizações do nosso blog.

 

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