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Marketing de Relacionamento B2B: Afinal o que é PRM?

Tabela de Conteúdo

O conceito de PRM (Partner Relationship Management) traduzido para o português é o Gerenciamento de Relacionamentos com parceiros. Tem por objetivo gerar um relacionamento e construir parcerias, por meio de sistema.

Potencializando a gerência de canais, gerando fidelidade, resultando em mais negócios, mais eficiência e vantagem competitiva no mercado. Essa é uma estratégia que as empresas B2B vem adotando.

Para o marketing de relacionamento, o PRM, assim como o CRM (Customer Relationship Management), é mais um fator de atenção. E deve estar no “radar” dos profissionais de marketing B2B.

Parceria no marketing B2B

O marketing B2B (Business to Business) se define pelas ações estratégicas que envolvem as relações comerciais entre empresas. Deve estar ligado profundamente à força de vendas, com atenção na geração de Leads qualificados, no acompanhamento dos processos de vendas e nos prazos de entregas.

O conceito parceria é definido como pessoas físicas ou jurídicas que se unem para alcançar um mesmo objetivo, que não alcançariam separadamente.

Nesse contexto, para ter eficiência no processo produtivo, no desenvolvimento de um serviço, na venda ou revenda de um produto, é necessário ter uma boa rede de parceiros.

Relacionamento com clientes e parceiros – CRM e PRM

Cada vez mais, empresas B2B estão apostando em marketing de conteúdo para atrair e cativar novos clientes e parceiros.

Os sistemas de CRM (Customer Relationship Management) procuram gerenciar, de forma integrada, todos os pontos de contato com o consumidor. Já a sigla PRM são voltados à geração de negócios para o canal, de forma bem objetiva. Isso acontece por meio de publicações sobre produtos e serviços, identificação de oportunidades de negócios, promoções, comércio eletrônico, acompanhamento de pedidos, entre outras coisas.

O objetivo em ter um CRM é fortalecer um relacionamento com seus clientes e parceiros, eles são seus principais focos nos processos de negócios. Mais importante do que captar um novo cliente, é mantê-lo dentro de sua empresa.

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