O dinamismo do e-commerce é um todos fatores que tornaram esse formato de consumo um grande sucesso em todo o mundo. Apesar da popularidade e da confiança adquirida ao longo dos anos, as lojas virtuais precisam se manter sempre em busca de melhorias para continuar atraindo e retendo um número cada vez maior de clientes.

De acordo com a pesquisa realizada pela empresa PayPal, o número de lojas virtuais saltou de 930 mil em agosto de 2019 para 1,3 milhão em agosto de 2020. Esse crescimento, impulsionado principalmente pela pandemia, trouxe também novos desafios para os empreendedores.

Garantir uma logística no e-commerce que seja rápida, produtiva e rentável é, sem dúvidas, uma das prioridades de quem atua no comércio eletrônico. Se esse também é um objetivo da sua empresa, te convidamos para acompanhar na sequência deste artigo algumas dicas que ajudam a estruturar e consolidar um plano logístico de sucesso.

Defina o papel da logística em seu e-commerce

Principalmente para quem está entrando nesse mercado, pode parecer que a logística do e-commerce cuida apenas do envio dos produtos para a casa do cliente. Mas, os empreendedores com mais experiência sabem que essa área atua em outras frentes importantíssimas e que ajudam a construir uma jornada positiva para o consumidor.

Então, antes de qualquer coisa, é fundamental definir o papel da logística em sua loja virtual. Vale organizar esse setor e alinhar todas as suas atividades, assim é mais fácil projetar melhorias em relação a agilidade, produção e rentabilidade.

De uma forma geral, a logística apoia o e-commerce nas seguintes tarefas:

  • Recebimento das mercadorias da loja;
  • Armazenamento no estoque;
  • Recebimento dos pedidos realizados pelos clientes através da plataforma utilizada pelo e-commerce;
  • Verificação dos pagamentos realizados;
  • Separação do pedido no estoque e conferência;
  • Preparação da mercadoria para envio;
  • Emissão das notas fiscais eletrônicas;
  • Envio das mercadorias;
  • Acompanhamento da entrega e envio das informações para rastreamento do cliente.

Saiba como garantir mais rapidez, produtividade e rentabilidade na entrega da sua loja virtual

Com as atividades definidas, o próximo passo é encontrar as melhores estratégias para fazer a logística do seu e-commerce decolar. A integração das plataformas e ferramentas de gestão e atendimento é um dos pontos mais importantes quando o assunto é logística em lojas virtuais.

Então, vale analisar como está funcionando esse processo em sua empresa, verificando se os sistemas adotados conversam entre si. É por meio dessa integração que a companhia consegue ter uma visão geral do seu negócio e os clientes têm acesso a uma experiência completa.

Além de trabalhar com soluções integradas e prontas para oferecer aos consumidores uma jornada de compra excepcional, a logística também precisa de apoio em outras frentes para ser ainda mais ágil, produtiva e rentável. Destacamos, abaixo, algumas etapas que todo e-commerce deve se atentar:

  • Tenha uma gestão ativa do seu estoque;
  • Faça um planejamento detalhado das formas de entrega adotadas pela sua loja virtual;
  • Trabalhe com prazos realistas;
  • Ofereça aos clientes o serviço de logística reversa;
  • Acompanhe continuamente os indicadores de performance da logística.

No artigo de hoje, apresentamos algumas dicas para ajudar os empreendedores a fortalecerem a logística no e-commerce. Se você está buscando soluções que ajudam na integração da sua loja virtual, clique aqui e converse com um de nossos consultores especializados que irá te apresentar os diferenciais das plataformas da GVP.

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